Voltar Live discutirá nesta quarta-feira caminhos para denunciar atos de violência doméstica

O juiz Maurício Mortari, do Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica da comarca de Tubarão, e o psicólogo da polícia civil Gustavo do Rego Barros Brivio são os convidados de uma live que irá discutir os caminhos e os canais de denúncia da violência doméstica.

Mediada pela doutora em Ciência Jurídica Roseana Maria Alencar de Araújo, a live será transmitida no Canal Educação Biguaçu, no YouTube, nesta quarta-feira (2/9) às 16h. O evento é realizado pelo Poder Judiciário de Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Educação de Biguaçu e o Observatório de Educação em Direitos Humanos e Fundamentais da Univali.

Os debatedores irão falar, entre outras coisas, dos canais disponibilizados pelo Estado para fazer esse tipo de denúncia. É possível, por exemplo, denunciar pelo WhatsApp, no número (48) 98844-0011. Essa é uma ferramenta da Polícia Civil de Santa Catarina, que também disponibiliza em seu site uma delegacia virtual em que é possível registrar boletim de ocorrência sem sair de casa.  Além disso, há o 181, um disque-denúncia que funciona 24 horas por dia e garante o anonimato do denunciante - as ligações não são rastreadas.

Outra ferramenta que o Estado disponibiliza é a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - Ligue 180.  A central funciona 24 horas por dia, todos os dias, e pode ser acionada de qualquer parte do Brasil e de mais 16 países. Embora o serviço opere como disque-denúncia, enviando os relatos para a Secretaria de Segurança Pública de cada Estado, ele não aciona imediatamente a polícia. Se o caso for de emergência e a pessoa precisar da atuação da polícia militar, deve ligar para o 190.

Imagens: Assessoria de Artes Visuais/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.