Voltar Live do TJ mostrará hoje que autocuidado vai além do óbvio e deve integrar rotina da mulher

A Diretoria de Saúde (DS), do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), promove nesta quarta-feira (19/10), às 16h, uma palestra on-line com o tema "Autocuidado: além do óbvio", com a psicóloga clínica Thais Mara Torquato. A palestra, que integra a programação da DS para o Outubro Rosa, será transmitida pela plataforma Teams e também ao vivo no canal do PJSC no YouTube.

Sobre o tema, a psicóloga afirma que o autocuidado ainda é visto de forma muito superficial e até desconectado da saúde mental. “Geralmente é retratado como aquele momento em que você passa um creme no corpo, enquanto escuta uma música que gosta e toma uma taça de vinho. Ou ainda, quando tira um tempo para sair com as amigas no fim do dia.” Segundo Thais, tudo isso pode ser visto como uma forma de autocuidado, mas ele vai muito além dessas práticas e deve estar inserido na rotina como fator protetivo da saúde física e mental.

“Autocuidado precisa ser encarado como uma necessidade, pois ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e até a depressão, problemas cada vez mais frequentes na população.” A profissional destaca que com a palestra quer apontar os impactos que a falta de autocuidado pode trazer na vida e ajudar as mulheres a inserirem uma rotina mais saudável de forma prática, fortalecendo também a autoestima e o amor-próprio. “Afinal, é muito mais fácil amar algo que apreciamos e cuidamos.”

A palestra será mediada pela fisioterapeuta Mani Moreira, da Seção de Ergonomia da DS, que também ressalta como, atualmente, a rotina da mulher está cada vez mais atribulada, seja pelos compromissos que ela precisa cumprir, seja pela cobrança social que existe sobre ela. “Por isso, falar de autocuidado é essencial, não para gerar uma nova demanda, mas sim para desmistificar o conceito e contribuir de forma consistente para que as mulheres consigam olhar para si com mais carinho.” Em sua opinião, o autocuidado pode e deve ser inserido na vida como uma forma de proteção da saúde mental e autoestima, entendendo que assim que cuidamos de nós, cuidamos dos outros também.

Através de uma parceria institucional, o convite para a palestra foi compartilhado com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina​ (TRE-SC), o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) e a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.