Voltar Live sobre boas práticas em varas únicas dá início ao projeto Experiências de Gestão

A primeira live do projeto Experiências de Gestão, organizado pela Assessoria de Planejamento, abordou na noite desta segunda-feira (12/4) as experiências exitosas na gestão de comarcas de vara única. Com mediação do juiz Romano José Enzweiler, o evento teve a participação dos magistrados Antonio Marcos Decker, Eduardo Veiga Vidal e Manoel Donisete de Souza. O projeto tem como objetivo identificar boas práticas na gestão das unidades judiciais e compartilhar essas experiências, valorizando o bom gestor e disseminando experiências positivas.

Na abertura do programa, o presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler, destacou que a informação, integração e inovação são as três colunas que sustentam a administração do Judiciário catarinense e que é justamente isto que se propõe neste projeto: a valorização das pessoas e suas experiências. "Essa é a pedra fundamental para que possamos atingir níveis ainda maiores de excelência quanto aos serviços prestados pelo Poder Judiciário catarinense. Que as experiências compartilhadas neste e nos próximos encontros contribuam para o desenvolvimento pessoal de cada um, nesse período proveitoso e de muito aprendizado a todos", destacou o presidente.

Já o diretor-executivo da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (AJ/TJSC), desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, em sua fala inicial externou sua alegria e satisfação em participar do encontro e reforçou que a função da Academia Judicial é incentivar a distribuição de conhecimentos e compartilhar  ensinamentos que os colegas trazem de suas unidades. "Cumprimento a iniciativa da administração do Tribunal em promover o compartilhamento da experiência profissional dos colegas, dar a eles a devida visibilidade como reconhecimento e com o compartilhamento do que vêm fazendo à frente das unidades. Certamente trabalham junto com valorosos servidores e administram as unidades com o talento e a dedicação que têm prestado ao PJSC".

A primeira apresentação foi do juiz Manoel Donisete de Souza, titular da Vara Única da comarca de Turvo, que destacou a gestão de pessoas. Entre os tópicos abordados estavam formação e manutenção da equipe de trabalho do gabinete; capacitação e valorização da equipe, do mais moderno ao mais graduado; promoção frequente de reuniões com toda a equipe; relacionamento cordial e franco com todos os operadores do direito, como membros da advocacia, Ministério Público, polícias civil e militar; incentivo constante à conciliação como política judiciária; e promoção de momentos de celebração e confraternização para estreitar vínculos. "Muito diálogo, transparência, respeito e consideração, e assim a comarca de Turvo tem tido bons resultados. Os méritos são da nossa equipe", afirmou.

O magistrado Eduardo Veiga Vidal, atualmente em trânsito para Canoinhas, destacou sua experiência durante o período em que atuou na comarca de Abelardo Luz, no Oeste, com destaque para experiências práticas no eproc. O juiz destacou sua passagem de um ano e quatro meses na unidade, abordando o primeiro contato com a equipe, compreensão de cada perfil, identificação de necessidades e conhecimento da estrutura; estabelecimento de metas através de motivação e potencialização dos servidores, troca de experiência com unidades de outras comarcas e trabalho de feedbacks; operacionalização do eproc com a criação de modelos, máxima redução possível de localizadores, identificação de processos a partir de relatório geral e uso padronizado de lembretes. A meta inicial era arquivar 10% a mais do que as entradas, porém a meta foi batida e superada em muitos momentos. Conforme apontado por ele, como resultado obtido houve impacto direto na produtividade, o que gerou reconhecimento do corpo de trabalho, bem como do jurisdicionado. "Percebi que motivando os servidores consegui obter o retorno de compromisso, dedicação; os bons frutos foram alcançados e a gestão foi positiva para a comarca de Abelardo Luz."

Por sua vez, o juiz Antonio Marcos Decker, titular da Vara Única da comarca de Capivari de Baixo, abordou a gestão da unidade judicial. O primeiro aspecto abordado foi o mapeamento da unidade e a divisão de tarefas, com relatórios dos sistemas, divisão atual do trabalho, autonomia do cartório, auxílio recíproco, nova divisão de trabalho e metas. Quanto à gestão do processo, aspectos procedimentais e movimentação processual, e no quesito gestão de pessoas as práticas de dialogar, valorizar, motivar e, quando necessário, fazer alterações. "Acho importante disseminar essas informações, esse conhecimento que temos, para qualificar e agregar valor à equipe."

Os Juizados Especiais Cíveis (JECs) e os Juizados Especiais Criminais (Jecrims) serão o foco da segunda e terceira lives do Experiências de Gestão. O programa de Lançamento do Projeto Experiências de Gestão Varas Únicas está disponível na íntegra no canal do TJSC no YouTube

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.