Voltar Mães servidoras inspiram filhos a também fazer parte do Poder Judiciário catarinense

Elas dividem o dia entre a dedicação ao trabalho no Poder Judiciário e os cuidados à família, principalmente aos filhos. Aliás, são eles que motivam as mães a serem exemplos, inclusive na prestação do serviço público. Na 2ª Vara Cível da comarca de Chapecó, a relação de mãe e filha fica ainda mais forte no dia a dia de Rosane Martins, que é técnico judiciário auxiliar no cartório da unidade, e de sua filha Fernanda Pontes, que é assessora jurídica de gabinete. Embora Rosane tenha ingressado antes no fórum da comarca, há 26 anos, ambas revelam que não houve influência direta na escolha de Fernanda que ocupa o cargo há 10 anos. "Acredito que ela desenvolveu gosto próprio pelo Direito", conta a mãe.

A dupla lembra que o fato de trabalharem juntas, a princípio, gerou uma certa apreensão. "Mas bastou iniciar as atividades para que percebêssemos que a nossa intimidade auxiliaria na parte profissional, sem ter, em nenhum momento, causado qualquer constrangimento", divide Fernanda. A mãe ressalta que o ofício aproximou ainda mais as duas. "É legal trabalhar no mesmo segmento, poder trocar experiências e ter assuntos em comum. Se bem que nunca nos falta disposição para conversar, o que falta é tempo", brinca Rosane.

Antes da pandemia, a comidinha da mãe era bastante apreciada. "Não costumávamos ir juntas ao trabalho, mas às vezes nos encontrávamos para entregar/falar de processos e, também, confesso, para me socorrer dos seus lanches (que ela carinhosamente preparava para mim)", lembra Fernanda.

Esta relação linda, de amor em família dentro do PJ, é traduzida em orgulho e inspiração. "Tenho um sentimento de realização por saber que ela [Fernanda] desempenha seu trabalho com qualidade e responsabilidade. Na verdade, é um privilégio poder trabalhar com uma filha tão maravilhosa", se derrete a mãe Rosane. "O comprometimento, o profissionalismo e o bom humor dela [Rosane] servem de inspiração", considera Fernanda e se declara: "Feliz dia, mãe. Amo você! Entrevista concedida a pedido da mãe serve como presente, né?", descontrai a assessora jurídica.

No Sul

Os lanches da mamãe também protagonizaram encontros no fórum da comarca de Laguna. A técnica judiciária auxiliar da 1ª Vara Cível, Simoni Barzan Nogaredo, sempre dava um jeitinho de levar um preparado especial para o filho Luiz Gustavo Nogaredo que é assessor jurídico no gabinete da 2ª Vara Cível, lá no fim do corredor. "Ele morria de vergonha", conta Simoni ao lembrar dos abraços gostosos que recebia como agradecimento.

Simoni ingressou no quadro funcional do PJSC há 21 anos. O pai, Rinaldo Luiz da Silva, também é servidor há quase 35 anos. Atualmente é oficial de justiça na comarca de Capivari de Baixo. Sendo assim, Luiz Gustavo diz que o Judiciário também se tornou objetivo profissional dele. "Ela chegou ao TJSC muito antes e, sem dúvidas, teve muita influência sobre minhas escolhas. Sempre a tive como inspiração ao acompanhar sua dedicação ao trabalho, cursando a faculdade de Direito e cuidando tão bem de nós", ressalta o jovem que se tornou assessor há três anos, depois de desempenhar a função de estagiário por dois anos na mesma unidade.

Na verdade, Luiz Gustavo vivencia o dia a dia do fórum da comarca há muito mais tempo. "Apesar de eu trabalhar no TJSC há pouco tempo, frequento o fórum desde a barriga, durante a gravidez da mãe, e muitos dos que trabalham conosco hoje, me viram crescendo. Nossa relação com os colegas é muito bacana", destaca. "Os comentários que ouço sobre meu filho são os melhores e isso me deixa muito orgulhosa", avalia a mãe servidora que, aliás, mantém o instinto mesmo em meio ao compromisso com a Justiça catarinense. "Incrível como o posto de mãe se destaca até em meio ao ambiente de trabalho, pois basta eu comentar que estou com uma dor de cabeça, por exemplo, que em cinco minutos ela aparece na minha sala com um 'remedinho'", entrega o filho.

O fato de trabalharem em unidades diferentes facilita para que os assuntos, fora do trabalho, sejam voltados unicamente para os dois e às coisas que gostam. E assim, aproveitem esse amor incondicional. "Ela é meu exemplo de vida e meu maior amor. Sinto um orgulho imenso ao ver o quanto é querida por todos e bem-sucedida na carreira que escolheu. Desejo ter a sorte de trilhar os mesmos passos, cujo a caminhada já comecei. E nesta data especial, quero lhe desejar um feliz Dia das Mães, dizer que te amo infinitamente e que espero sempre te encher de orgulho", se declara Luiz Gustavo e finaliza: "Obrigado mãe, seu projeto de homem feliz deu certo".

Mães do Judiciário

Nos fóruns onde trabalham, mães e filhos não se encontram mais. Os expedientes são cumpridos em home office, cada um na sua casa. Mas aí outras situações precisaram ser contornadas. As mães cujos filhos também estão em isolamento, com aulas online, por exemplo, enfrentam as dificuldades de conciliar o trabalho com as necessidades das crianças.

Por isso, há 10 meses o PJSC mantém o programa Mães do Judiciário que consiste em encontros virtuais para que servidoras e magistradas tenham acolhimento, escuta empática, troca de experiências e atenção aos anseios/dificuldades, além de promover o diálogo sobre temas vinculados à carreira, à maternidade e ao trabalho não presencial.

Desde julho de 2020, o programa ofereceu 27 encontros, três eventos de Fechamento de Ciclo e uma live, realizando a integração de aproximadamente 150 mães. Também há um grupo de WhatsApp com 80 participantes que se mantêm em contato permanente. "O programa foi implementado pelo Poder Judiciário catarinense há aproximadamente um ano, com o objetivo de acolher e integrar mães magistradas e servidoras, de proporcionar diálogo e partilha de vivências relacionadas à maternidade e ao trabalho, na busca do desafio em encontrar o equilíbrio e a harmonia entre as funções, primando pelo bem-estar no seio familiar, sobretudo em tempos de pandemia. A participação efetiva nos encontros realizados virtualmente, muitas vezes na preciosa companhia de filhos, aliada aos inúmeros relatos positivos das participantes, revelam êxito e fortalecem a diretriz da atual gestão em valorizar o corpo funcional, com foco no pertencimento. A equipe revela imensa satisfação e motivação para dar continuidade a esse lindo projeto", destaca Ana Carolina Serpa Schaefer Martins, uma das representantes do Programa Mães do Judiciário.

No próximo dia 27 acontece o Fechamento do 3º Ciclo. Os encontros iniciais do 4º Ciclo estão previstos para os dias 10 e 24 de junho, às 10h e 14h, respectivamente.

Homenagem no Extremo-Oeste

Com todos os cuidados sanitários necessários, a Associação dos Servidores da Justiça de São Miguel do Oeste (Asjusmo) realizou um "pit stop" na tarde desta sexta-feira (7/5) para homenagear as mães que trabalham no fórum da comarca. Por duas horas, as servidoras passavam por uma sala decorada especialmente para a data. Lá estava uma mesa com presentes e outra servida com café da tarde. Para não causar aglomeração, cada uma retirava seu mimo e aproveitava o lanche. Durante a programação, 20 mães passaram pelo espaço. "Foi algo singelo, mas muito emocionante. As pessoas estavam há muito tempo sem se ver. Mesmo que de longe, sem contato físico, foi muito gratificante", conta a presidente da Asjusmo, Nedi de Villa Moreira.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.