Voltar Magistrada compartilha experiências da profissão com alunos em Blumenau

Os desafios da magistratura e o Poder Judiciário foram tema do bate-papo que a juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau, teve na semana passada com os alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Shalom, de Blumenau, no Vale do Itajaí. O convite para a palestra partiu da instituição de ensino, pela professora de aulas eletivas Jorgeana Prudêncio Machado. O colégio inseriu algumas diretrizes do novo ensino médio, em que os alunos em horário de contraturno têm aulas de segmentos específicos. Neste momento, as aulas escolhidas se destinam a conhecimentos gerais de direito. 

Por conta das restrições decorrentes de resolução relacionada à pandemia de Covid-19, os alunos não puderam transitar presencialmente no fórum, mas isso não foi impedimento para terem acesso a informações a respeito do ordenamento jurídico. Por videochamada, a magistrada participou da aula compartilhando com os alunos sua experiência no Judiciário, assim como partilhou ensinamentos e reflexões quanto à vida pessoal e profissional. 

“Certamente um momento de troca que marcou a vida dos alunos. Foi muito significativo como professora e advogada ver esta integração e a ditosa combinação de ver os alunos nesta fase experimentando da experiência de uma profissional tão acessível, quebrando paradigmas quanto à formalidade com que os alunos viam o direito, revelando a verdadeira raiz desta função, que é ‘servir as pessoas’, como compartilhou a juíza”, cita a professora Jorgeana.

No total, 12 alunos participaram da conversa, tiraram dúvidas e aprenderam sobre o funcionamento do Poder Judiciário. Entre as questões abordadas estiveram o tempo de julgamento, a atuação do juiz e dicas para quem está pensando em optar pela carreira.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.