Voltar Magistrada de SC vai presidir entidade nacional que trata da violência contra a mulher

A desembargadora Salete Sommariva, coordenadora da Cevid - Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foi eleita hoje pela manhã (5/11), por aclamação, presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid), em São Paulo. "Nada se faz sozinho", declarou a nova presidente. Ela acrescentou que está feliz por ver "na antiga e na nova diretoria grandes amigos e profissionais competentes para que consigamos seguir o trabalho de união e de enfrentamento da violência contra as mulheres".

O Cocevid reúne as coordenadorias estaduais, responsáveis em seus TJs pelo fomento de políticas institucionais contra a violência doméstica, de forma autônoma ou com órgãos municipais, estaduais ou federais, atuando sempre sob as diretrizes e as metas do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

A desembargadora Maria Erotides Kneip, presidente do Cocevid neste ano, agradeceu a todos as colegas que estiveram com ela na atual gestão. "Quando o Cocevid foi idealizado, a ideia era unir e fortalecer as coordenadorias estaduais das mulheres e aproximá-las do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - Fonavid", ressaltou. Ela destacou ainda sua satisfação ao saber da "força da união pelo enfrentamento da violência contra as mulheres e da desigualdade existente nos direitos humanos das mulheres".

À tarde, na sequência dos trabalhos, na capital paulista, teve início o XI Fonavid, com a apresentação de palestras, debates e oficinas práticas para os juízes que atuam em processos de violência no âmbito das relações domésticas, afetivas ou familiares. O Fonavid tem a tarefa de elaborar enunciados que orientam os procedimentos dos operadores do direito e subsidiam decisões e entendimentos dos integrantes da magistratura brasileira. Nas edições anteriores, o Fonavid já foi realizado no Rio de Janeiro, João Pessoa, Cuiabá, Porto Velho, Vitória, Campo Grande, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte, Natal e Recife, sempre anualmente, desde 2009.

Imagens: Divulgação
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.