Voltar Magistrada é homenageada na Alesc pelo trabalho em prol das crianças e adolescentes

A desembargadora Rosane Portella Wolff foi homenageada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira (20/3). Promovida pela Bancada Feminina, a solenidade fez parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher e contou com a presença da vice-governadora do Estado, Daniela Cristina Reinehr (PSL), além de parlamentares da Casa. Outras 14 mulheres também foram homenageadas.

"Essa honraria é, na verdade, direcionada a todas as magistradas catarinenses, que se dedicam com coragem e vocação à luta por Justiça", ressaltou Rosane, enfatizando o papel central da educação como forma de vencer desafios e combater preconceitos. "Somos incansáveis, temos dupla e até tripla jornada de trabalho e, ainda assim, estamos na luta", completou a deputada Ada de Luca (MDB), coordenadora da Bancada Feminina.

Rosane Portella Wolff está à frente da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Ceij), órgão que tem se destacado pelas ações e projetos inovadores, com foco no aprimoramento da prestação jurisdicional. "Nosso método de trabalho é a constante atuação em rede entre magistrados, servidores e demais integrantes do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e dos Adolescentes", explicou Rosane, que ingressou na magistratura em 1992 e foi promovida a juíza de direito de segundo grau em 2012. É desembargadora desde 2017.

As demais homenageadas:

Tatiana Lessa Soares: conhecida em 2014 por emagrecer 28 quilos para doar parte do fígado para o menino João Victor, de seis anos, doente de câncer. Eles se conheceram por acaso numa igreja em Palhoça. Mãe de um menino da mesma idade, Tatiana ficou comovida com o caso, fez exames e descobriu ser compatível para o transplante.

Rosana Rossato Stefanello: assistente social, atua na Ação Social do Bairro dos Ingleses, em Florianópolis, onde criou o projeto Reconstruindo Sonhos que atende mulheres vítima de violência doméstica.

Maria Elisabete Medeiros: trabalhou como telefonista e atendente em um escritório de advocacia e está na Alesc desde abril de 2018. Realiza seu serviço de limpeza e conservação do local de trabalho e dos gabinetes. É prestativa e tem facilidade para trabalhar em equipe.

Maria Natel Scheffer Lorenz: começou a trabalhar aos 20 anos na Alesc como integrante da equipe de apoio técnico-parlamentar. Como servidora, atuou em diversas atividades de assessoria e gerenciamento técnico até ser nomeada para o cargo de coordenadora das comissões permanentes, sendo a única mulher a ocupar está função até o presente momento.

Zélia Maria Gerent Dal Castel: nasceu em Santo Amaro da Imperatriz há 81 anos. Por não haver faculdade de medicina em Santa Catarina, cursou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, sendo diplomada em 1962. Exerceu a ginecologia por 32 anos e atualmente se dedica a palestras gratuitas para grupos de jovens, casais e mulheres.

Genilda Bete de Lima: conselheira estadual da economia solidária e artesanato; vice-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Itapema; tesoureira e sócia fundadora da Cooperitapema (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itapema); tesoureira da Unisol Santa Catarina: Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários e representante dos catadores regional Sul do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto: filha de pequenos agricultores e professora da Unochapecó, especialista em educação em direitos humanos, mestre em ciências sociais, mestre em história, doutora em desenvolvimento regional, autora do livro Pedagogia da Semeadura. É militante do movimento de mulheres camponesas.

Cleo Fátima Manfrini: bacharel em Ciências Políticas, pós-graduada em gestão pública, funcionária do quadro efetivo da Alesc há 36 anos, dentre os quais 31 dedicados à assessoria de apoio ao plenário. Hoje, à frente da coordenadoria de apoio ao plenário, sendo a única mulher até o presente momento a ocupar o cargo, responde por todas as sessões realizadas interna e externamente da Alesc.

Osmarina Maria de Souza: ex-funcionária pública, cronista e poetisa. Com seis livros publicados, fundou em 1998, junto com outros colegas, a Associação dos Cronistas e Contistas Catarinenses.

Cibelly Farias: foi a primeira mulher a ingressar na carreira de procuradora do Tribunal de Contas do Estado e desde outubro de 2018 é também a primeira Procuradora-Geral do Tribunal de Contas do Estado.

Marilú Lima de Oliveira: servidora pública da Alesc há 28 anos, militante do Movimento Negro, integrou o Fórum de Mulheres Negras da Grande Florianópolis, colaborou com a formulação política do programa Antonieta de Barros da Alesc, da qual foi gestora.

Edenice da Cruz Fraga: tenente-coronel da reserva da Polícia Militar, especialista em atendimento à criança e adolescente em situação de risco e em gestão de segurança pública, palestrante, escritora, contista, poetisa e declamadora.

Sandra Mara Pereira: delegada há 25 anos, por muitos anos atuou na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, a Mulher e ao Idoso (DPCAMI), e foi delegada regional em São José. Atualmente é corregedora-geral da Polícia Civil.

Maria da Graça: com 67 anos e mãe de quatro filhos, há 30 anos desempenha suas funções pela mesma empresa e, destes, dez anos foram trabalhando na Alesc.

Imagens: Divulgação/Alesc
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.