Voltar Magistrada garante que Judiciário não mede esforços para atender pessoas em conflito

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, realizou a primeira audiência virtual de família na última terça-feira (5/5). Os mediadores utilizaram a internet para que todos os envolvidos conseguissem enxergar uns aos outros e conversar, como em uma audiência presencial. Foram cumpridas as normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que regram a nova forma de fazer audiências em tempos de pandemia e isolamento social.

Para a juíza Carolina Cantarutti Denardin, da Vara Única da comarca, a experiência é inédita e atende as necessidades dos jurisdicionados. "Embora de forma excepcional, a audiência por meio virtual, em decorrência da pandemia de Covid-19 e da impossibilidade de acesso de pessoas ao prédio do fórum e Cejusc, cumpre as exigências legais e tem por intuito dar andamento aos processos da comarca, buscando atender suas expectativas e dar credibilidade ao Sistema de Justiça, que não está medindo esforços para atender as pessoas em litígio/conflito da melhor forma possível", considerou a magistrada.

Na avaliação dos mediadores da comarca, Rafael Manfrin e Geani Ester Rippel, que utilizaram o meio virtual para realizar a sessão de mediação de família pela primeira vez, a ferramenta se mostrou bastante eficaz.

"A comarca, a partir de agora e tendo a anuência das partes, pretende agendar as sessões por meios virtuais para atender os jurisdicionados da melhor forma possível, enquanto as restrições e o isolamento social se impuserem como uma realidade", observou Manfrin.

O sistema utilizado é fornecido gratuitamente pelo TJSC e pode ser acessado por celular ou computador, mediante link exclusivo repassado anteriormente. Nesta quinta-feira (7), acontecerá a primeira audiência virtual na área cível na comarca. Qualquer processo que permita mediação e conciliação pode ser debatido por videoconferência para garantir o andamento da ação; basta que as partes envolvidas concordem e participem da audiência virtual. O agendamento pode ser solicitado neste link.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.