Voltar Magistrado palestra sobre violência contra a mulher para jovens estudantes em Turvo

O juiz Manoel Donisete de Souza, titular da Vara Única da comarca de Turvo, palestrou na última semana (25/11) sobre a Lei Maria da Penha e o combate à violência contra a mulher para alunos do ensino médio de escolas do município-sede da comarca. A atividade, que aconteceu no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, foi promovida em razão da 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, do CNJ, e durante o Dia Mundial da Não Violência contra as Mulheres.

O magistrado, em sua fala, fez um resgate histórico sobre a Lei Maria da Penha, sobre a mulher que deu nome a essa lei e suas vivências, e também abordou dados estatísticos com relação à violência contra as mulheres no Brasil, no Estado e no município de Turvo. A palestra também destacou a atuação da Rede Catarina, programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher e que tem atuação na comarca de Turvo.

Ao final, o juiz promoveu uma dinâmica em que os alunos foram convidados a entregar rosas amarelas para as mulheres - jovens colegas e professoras - presentes. A rosa amarela, segundo ele, foi escolhida por ser símbolo de amizade, carinho e respeito. Ele ainda reforçou que a palestra foi dirigida principalmente aos meninos, que serão, em breve, homens na sociedade. “Para entenderem o que é a Lei Maria da Penha, o que é a violência doméstica e os demais tipos de violência. A mulher é para ser protegida, não ofendida e muito menos agredida.”

Após o encerramento da palestra, escolas do município promoveram uma caminhada pela paz. Os alunos se reuniram na praça central da cidade e soltaram balões brancos.​

Imagens: Divulgação/Comarca de Turvo
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.