Voltar Magistrados apontam alternativa da conciliação para acadêmicos de Direito da Univille

Magistrados da comarca de Joinville participam da Semana da Conciliação e Mediação para a Cultura da Paz. Em pauta, a solução de conflitos por meio da conciliação. O evento ocorre na Univille, voltado para acadêmicos de direito, e as palestras acontecem no anfiteatro da instituição, na zona norte da cidade. Nesta terça-feira (9/8), em painel das 19 às 22 horas, os juízes Gustavo Marcos de Farias e Karen Francis Schubert integram a mesa.

“O objetivo da palestra é disseminar nos jovens acadêmicos o espírito da conciliação, da resiliência, da empatia, visando uma solução alternativa para pacificação dos conflitos sem a tradicional forma de resolução pela via do litígio, com a imposição da decisão pela intervenção estatal. E a academia é o melhor lugar para iniciarmos essa transformação”, destaca o juiz Gustavo Marcos de Farias, titular da 2ª Juizado Especial Cível da comarca de Joinville.

A magistrada Karen Francis Schubert, da 3ª Vara da Família de Joinville, adianta que apresentará aos universitários casos práticos em que se obteve a conciliação em conflitos coletivos, com grandes reflexos na comunidade. “Há uma constante necessidade de aperfeiçoamento e estímulo das técnicas de mediação e conciliação, não apenas como método processual, mas principalmente como ferramenta de pacificação social”, ressalta a juíza.

O professor doutor Waldemar Moreno Júnior, vice-coordenador do curso de Direito da Univille, que mediará os trabalhos, destaca que o TJSC vem incentivando boas práticas para solução de conflitos com a implantação da cultura da paz e da conciliação. “Apresentamos no curso as diretrizes de que nem tudo precisa ser judicializado, pois existem outras soluções. Então a ideia de trazer dois juízes com experiência nesta área é tornar isso público, mostrar que o Judiciário incentiva essa boa prática”, finaliza.

Imagens: Divulgação/Univille
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.