Voltar Magistrados do Sul do Estado dialogam com Presidência do PJSC em reuniões virtuais

Magistrados de nove comarcas da região Sul do Estado reuniram-se, por videoconferência, com a presidência do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), na última quinta-feira (16/07). O encontro é uma oportunidade de diálogo do 1º grau com a cúpula diretiva do PJSC sobre os anseios, necessidades e demandas das unidades, especialmente dado ao novo momento do judiciário devido a pandemia. Pela manhã, a reunião foi realizada com os juízes das comarcas de Tubarão, Braço do Norte e Capivari de Baixo. Durante a tarde, a conversa foi com os juízes das comarcas de Armazém, Garopaba, Imaruí, Laguna, Imbituba e Jaguaruna.

Participaram dos encontros o presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler, juntamente do 1º vice-presidente da Corte, desembargador João Henrique Blasi, da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins, e os juízes auxiliares da Presidência Carolina Ranzolin, Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Rafael Germer Condé; os juízes-corregedores Silvio José Franco e Ruy Fernando Falk e o 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Vitoraldo Bridi.

Além de ouvir e conhecer as demandas locais, em relação à infraestrutura, gestão de pessoas e jurisdição, algumas demandas previamente encaminhadas já receberam retorno e esclarecimentos. Os magistrados da região Sul também puderam conhecer em detalhes as ações da nova administração do judiciário catarinense frente ao atual cenário de adversidade.

Segundo o presidente da Corte, a pandemia do novo coronavírus fez com que todo o planejamento previsto fosse redimensionado, mas sem perder o foco, em especial na saúde de todos e na qualidade na prestação de serviço ao jurisdicionado. Além disso, ressaltou a dedicação, competência e iniciativa dos magistrados e servidores dado o alto índice de produtividade alcançado durante o regime de home office. 

 

Considerações dos magistrados:

 

"Num momento difícil para todos, a iniciativa da Presidência do Tribunal de Justiça de vir ao encontro dos magistrados para compartilhar de seus anseios e reivindicações, na forma virtual com por ora possível, traz alento e renova forças para se seguir adiante na tarefa de bem servir aos jurisdicionados."

 

Juiz Edir Josias Silveira Beck, titular da 1ª Vara Cível e diretor do foro da comarca de Tubarão

 

"A atitude da alta administração do Poder Judiciário de Santa Catarina em ouvir, ainda que virtualmente por conta da pandemia, as demandas e aspirações dos juízes de primeiro grau, bem revela o aspecto democrático da atual gestão. As dificuldades logísticas e financeiras que impuseram um novo paradigma administrativo não impediram uma atuação corajosa e, ao mesmo, tempo, responsável dos órgãos diretivos. Sobressai daí o caráter vanguardista do Poder Judiciário de Santa Catarina, agora ainda mais evidente".

 

Juiz Lírio Hoffmann Júnior, titular da 1ª Vara Cível e diretor do foro da comarca de Braço do Norte

 

"O encontro foi muito salutar em virtude da troca de experiências e ideias, além da aproximação e diálogo entre os Juízes de Direito, a Presidência do Tribunal e a Corregedoria-Geral da Justiça. Foram destacadas as demandas mais recorrentes e emergenciais em relação à infraestrutura, gestão de pessoas e jurisdição nas comarcas da região, assim como a atual crise econômico financeira que atravessa o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, gerada pela queda da arrecadação de receitas do Estado, demandando solidariedade e corresponsabilidade para que sejam mantidas as atividades. Ao final, o Desembargador Presidente ressaltou a necessidade de magistrados e servidores manterem o ânimo e a confiança, para que o Judiciário Catarinense possa retornar, ao término da epidemia, com mais força e otimismo."

 

Juiz Rodrigo Fagundes Mourão, titular da Vara Única da comarca de Armazém

 

"Na condição de juíza de direito e diretora do Foro da Comarca de Garopaba, participei na tarde de ontem de reunião realizada com a cúpula diretiva do Tribunal/SC. Na ocasião, mais uma vez,  a Presidência se mostrou atenta à saúde de todos os servidores. Mostrou-se, também, disposta ao diálogo franco junto ao aos juízes de primeiro grau, incentivando à busca de soluções criativas para o momento. Essas atitudes fortalecem o senso de pertencimento dos servidores do Poder Judiciário Catarinense."

 

Juíza Andresa Bernardo, titular da Vara Única da comarca de Garopaba

 

"Como Diretor do Foro da comarca de Laguna, gostaria de agradecer a Presidência do Tribunal de Justiça que tem demonstrado preocupação com o primeiro grau de jurisdição, ouvindo os magistrados para procurar atender as nossas reivindicações. Nesses tempos difíceis, em virtude da pandemia, é muito bom sabermos que temos uma verdadeira parceria com todos os dirigentes do nosso Poder Judiciário."

 

Juiz Renato Müller Bratti, titular da Vara Criminal e diretor do foro da comarca de Laguna

 

"A Direção do Fórum de Imbituba agradece a abertura do diálogo pela alta administração do TJSC. Sentimo-nos pertencentes ao Poder Judiciário, pois ouvimos o relato de toda situação vivenciada pela direção, bem como fomos colocados a par do rumo pelo qual seguiremos. Tenho certeza que, passado o período de pandemia, sairemos fortalecidos, com saúde e mais capacitados ao serviço de distribuir a Justiça."

 

Juiz Welton Rübenich, titular da 2ª Vara e diretor do foro da comarca de Imbituba

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.