Voltar Magistrados e servidores lotam o Pleno no PPA 2016/2019 - Necessidades Regionais

Evento tem transmissão via intranet para comarcas

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, abriu nesta manhã (9/7) os trabalhos do PPA 2016/2019 - Necessidades Regionais, que reúnem 250 magistrados e servidores de todo o Estado na Capital para discutir o Plano Plurianual de Investimentos (PPA) do Poder Judiciário de Santa Catarina para os próximos quatro anos. O encontro, com transmissão direta via intranet para todas as comarcas catarinenses, servirá para o alinhamento das peças orçamentárias do Plano Plurianual às necessidades identificadas na Justiça de 1º e 2º grau.

O presidente do TJ, em discurso, manifestou sua crença no planejamento como ferramenta capaz de antecipar cenários e buscar soluções, principalmente em momentos de escassez de recursos e incertezas no quadro econômico nacional e estadual. Disse que considera o serviço da justiça tão essencial quanto outros prestados nas áreas da saúde, educação e segurança pública, e garantiu que o Judiciário trabalha diuturnamente no aperfeiçoamento de sua estrutura para garantir sempre a melhor prestação jurisdicional.

O desembargador João Henrique Blasi, responsável pela área de planejamento no Conselho Gestor do TJ, fez coro ao presidente sobre a importância de antever dificuldades e elaborar previamente políticas de prevenção e solução de problemas. Na sequência, o desembargador Alexandre Miguel, coordenador do Comitê Gestor da Justiça Estadual e vice-presidente do TJ de Rondônia, proferiu a palestra inaugural e tratou de explanar aos presentes sobre a importância do planejamento e da gestão de governança para alcançar o objetivo maior do Judiciário nacional: oferecer celeridade na prestação jurisdicional.

Apresentou pesquisas que apontam a morosidade como o maior entrave ao reconhecimento do Judiciário como instituição de grande confiabilidade. Discorreu ainda sobre as etapas que antecedem a divulgação das metas nacionais do Judiciário e sobre a dinâmica de sua confecção, num processo de retroalimentação entre servidores e magistrados de cada segmento da Justiça e o órgão central de planejamento, na figura do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O evento seguiu pela manhã com palestras dos desembargadores Luiz Cézar Medeiros, corregedor-geral da Justiça, e Jaime Ramos, coordenador estadual dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos, e da juíza Cândida Inês Zoellner, do Comitê Gestor de 1º Grau. O desembargador José Antônio Torres Marques, vice-presidente do TJ, também prestigiou a solenidade de abertura. A programação segue no período vespertino e se estende até a tarde de sexta-feira (10), com novas palestras e formação de grupos de trabalho para discussão dos cenários e proposição de projetos.

Imagens: Guilherme Wolff Borsato e Gabriela Rosa / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.