Voltar Magistrados estudam novas adequações para aprimorar o programa Novos Caminhos
Garantir um futuro profissional para os jovens que, ao completar a maioridade, precisam deixar as casas de acolhimento do Estado. Este é o mote do programa Novos Caminhos, que já soma cinco anos de existência e necessita de algumas adequações para garantir o seu bom funcionamento. Tais medidas foram debatidas durante reunião na tarde desta terça-feira (30/10), entre o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Rodrigo Collaço; o corregedor-geral, desembargador Henry Petry Junior; a coordenadora da Ceij, desembargadora Rosane Portella Wolff; a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer; e a diretora do Departamento da Família, Infância e Juventude da AMC, juíza Ana Paula Amaro de Silveira. 
 
Na ocasião, as representantes da AMC sugeriram a criação de mecanismos facilitadores para guiar a atuação dos profissionais envolvidos com o programa no âmbito  do Poder Judiciário. Entre elas, a inclusão dos dados relativos aos jovens atendidos pelo Novos Caminhos no sistema Cuida; a indicação, pelo magistrado responsável, de um servidor com perfil adequado para acompanhamento do programa; a inserção, nas visitas às instituições de acolhimento, da verificação da situação dos adolescentes atendidos pelo Novos Caminhos; e a inclusão do programa nos cursos de capacitação de servidores e magistrados. 
 
"O programa precisa estar relacionado como uma das atribuições do juiz da Vara da Infância e Juventude. É função do juiz encaminhar esses jovens e acompanhar seu desenvolvimento e capacitação para o mercado de trabalho", pontuou Ana Paula. 
 
O Programa Novos Caminhos nasceu em 2013 mediante parceria entre a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Ceij), a AMC e a Fiesc. Posteriormente, atenderam a convite para integrar o programa o Ministério Público de Santa Catarina e a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina, ambos em 2016, e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), em 2017.
Imagens: Alex Cavalcante/Assessoria de Imprensa do TJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.