Voltar Magistrados participam da abertura do Enapa, evento nacional sobre adoção em Blumenau

A desembargadora Rosane Portella Wolff, titular da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij), participou na noite de quinta-feira (20/6) da abertura do Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), promovido na comarca de Blumenau. Em seu discurso, a magistrada agradeceu a presença dos juízes, promotores, autoridades e o público presente no Parque Vila Germânica e, comovida com o encontro enfatizou a importância do evento para a sociedade. 

"A causa da Infância e da Juventude é primordial, prioritária e nós não medimos esforços para levarmos adiante todas as soluções dos desafios que se apresentam a todo momento. Por isso, falo da minha gratidão a todas as pessoas que se envolvem nesta causa. Neste momento tenho extrema gratidão, pois reconheço a importância desta causa e saibam que estamos juntos sim. Este não é um desafio só do TJ, do Legislativo e do Executivo, mas de toda a sociedade", destacou a desembargadora.

O Enapa, que segue até este sábado (22/6), reúne membros dos grupos de apoio à adoção de diferentes lugares do país, juízes, promotores, psicólogos, assistentes sociais, advogados, pais e filhos por adoção, pessoas voluntárias de ONGs, estudantes e público em geral, para trocar experiências sobre a adoção e fortalecer as ações em seu benefício. Com o tema "Construindo Histórias, Transformando Vidas!", o evento se dá em torno do melhor interesse de crianças e adolescentes, com palestras sobre traumas e distúrbios decorrentes do abandono, efeitos do rompimento de vínculos na vida de crianças e adolescentes e como o trabalho em rede pode interferir positivamente além do preparo dos adolescentes: trilhas para autonomia, citado pela desembargadora Rosane como ponto de atenção aos jovens.

"Ainda que a busca seja da colocação em família, a realidade estatística nos mostra o número de crianças e adolescentes, principalmente adolescentes, que muitas vezes não serão adotados. Nós não conseguiremos famílias para adotá-los, mas precisamos ter esse olhar de encaminhá-los para a vida adulta, autônoma e independente e que eles estejam preparados para isso. Desafio dos grupos de adoção neste aspecto, a necessidade de trabalhar com esses adolescentes a autoestima, a autonomia, e a necessidade de trabalhar a sua realidade para que eles possam sim, apesar de não serem acolhidos em famílias, saber que eles têm um grupo de apoio, de suporte e que estarão sempre ali para auxilia-los", observa.

Participaram da abertura do evento, o desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, o juiz-corregedor do Núcleo de Direitos Humanos da Corregedoria-Geral da Justiça Rodrigo Tavares Martins, a juíza Quitéria Tamanini Veira Péres, titular da 1ª Vara Cível, e a juíza Simone Faria Locks, titular da Vara da Infância e Juventude, ambas da Comarca de Blumenau, a secretária da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) Mery-Ann Das Graças Furtado e Silva e a promotora justiça da Infância e Juventude, Patricia Dagostin Tramontin.

A edição local é organizada pelo GEAAB, que desenvolve trabalhos de apoio e conscientização na região e tem importante papel no incentivo à adoção em Blumenau. Além do Enapa, neste ano o Enapinha e o Enapa Jovem, voltados para crianças e adolescentes, ocorrerão no Pró-Família, ao lado do evento principal. Um dos destaques do evento será a palestra de Marcos Piangers, autor do livro "O Papai é Pop".

 

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.