Voltar Magistrados recebem capacitação sobre armas para atividade jurisdicional e autodefesa

Doze magistrados do Tribunal de Justiça participaram nesta sexta-feira (9), no estande de tiro da polícia militar, em Florianópolis, do 1º Curso de Tiro Tático Defensivo do Grupo de Alta Proteção. A capacitação é realizada pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), sob a coordenação do chefe de Contrainteligência, coronel Emerson Fernandes. A intenção é que os magistrados tenham contato com diferentes tipos de armas para aplicação na atividade jurisdicional e autodefesa, em razão da possibilidade de porte de arma. O próximo curso será realizado no dia 30 de novembro.

Cada magistrado fez 110 disparos com armas de diferentes calibres. "O objetivo é fazer com que os magistrados conheçam os diferentes tipos de armas de fogo", explica o coronel e instrutor. Os juízes e desembargadores realizaram tiros táticos, em movimento, com alvos múltiplos, através de para-brisas de veículos, em diferentes bases e em posições não ortodoxas. Segundo o coronel Emerson, a intenção é que os magistrados criem confiança de fazer uso da arma em caso de necessidade, sobretudo de defesa.

A desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho destacou a importância de conhecer as armas e suas funcionalidades. "Estamos sentindo um pouquinho da adrenalina da atividade policial e, assim, podemos nos colocar na posição deles. Além disso, a capacitação proporciona um maior conhecimento sobre as armas. E as informações sobre os armamentos podem ser importantes para o processo", comenta a desembargadora.

Quem também participou do curso foi o juiz Bernardo Augusto Ern, da 2ª Vara da comarca de Pomerode, que defende a manutenção e periodicidade de cursos semelhantes. "A atuação dos magistrados pode desagradar pessoas e faccionados; assim, precisamos estar preparados para reagir em situações de perigo. E estar familiarizado com o armamento é essencial para oferecer resistência em uma situação de risco, apesar de ser um ato desaconselhável", afirma o juiz de Pomerode. Além do curso de tiro, o NIS já realizou quatro cursos de direção defensiva, ofensiva e evasiva para os magistrados.

Imagens: Michael Gonçalves/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.