Voltar Mais de 100 servidores realizam exames na ação do PJSC denominada 'ReprogrAME-SE'

Servidor terceirizado com exames na mão

Aos 38 anos, o servidor terceirizado Erico Renne Oliveira Souza foi um dos colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) que participaram na sexta-feira (5) da iniciativa denominada "ReprogrAME-SE", para celebrar o Dia Nacional da Saúde. Além de receber orientações, Erico saiu do Auditório Tereza Grisólia Tang com requisição para realizar exames de emergência. Isso porque a glicemia e a pressão estavam alteradas.

A ação da Diretoria da Saúde reuniu mais de 100 servidores e magistrados do Judiciário catarinense. Os participantes realizaram os seguintes exames e atividades: bioimpedância (avaliação da composição corporal), auriculoterapia, prática de ioga, aferição de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, além de orientações e diagnósticos em saúde bucal.

A médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt, diretora de Saúde do PJSC, destacou a importância da bioimpedância. “No exame conseguimos ver se há gordura visceral, gordura acumulada no pescoço e outras áreas. Também observamos a proporção da gordura com a musculatura. O critério de avaliar a musculatura e sua qualidade é mais fino, pois detecta um problema muito antes da alteração de um exame de laboratório”, esclareceu a médica, empolgada com o engajamento dos colaboradores na ação.

Servidora medindo a pressão arterial

A servidora Kedma de Souza, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), aproveitou para realizar bateria de exames e destacou a iniciativa que valoriza os colaboradores do Judiciário. “A importância da ação é o cuidado, e a própria campanha fala da expressão ‘ame-se’, porque o amor vem do cuidado com a saúde física, mental e emocional. Campanhas assim são necessárias para valorizar os magistrados e os servidores, porque precisamos estar bem para a nossa vida e o trabalho fluírem bem também”, anotou.

Servidora realizando exame de saúde

Um dos atendimentos mais procurados foi a auriculoterapia, uma técnica derivada da acupuntura que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais. O psicólogo Miguel Wiggers, também do PJSC, ficou surpreso com a procura da técnica. “Sem dúvida, superou as nossas expectativas”, pontuou.

Flávia Tedesco, que também é servidora do Judiciário, destacou a necessidade de conscientização para a realização de exames periódicos. “Algumas doenças são silenciosas e, para que possamos ter uma vida longa, feliz e saudável, precisamos prestar e dar atenção ao nosso organismo. Estou muito feliz em participar e convido a todos”, disse.

Servidores praticando ioga

A prática de ioga também chamou a atenção dos participantes. A sessão foi adaptada ao ambiente de trabalho, de forma que os participantes praticaram sentados, sem necessidade de tapetes e/ou vestuário específico. “É muito importante separar um tempo para cuidar da nossa saúde, renovar as energias e retirar os problemas da cabeça. Isso para que possamos voltar mais dispostos para o trabalho”, destacou o servidor Leonardo Pires Passos, após sua primeira aula de ioga.

Já o servidor terceirizado Erico Renne Oliveira Souza saiu com o encaminhamento para sua unidade de saúde. “Eu já estava sentindo muita dor de cabeça, com um suor inexplicável, e pensava em ir ao médico. Com os resultados alterados que me foram repassados hoje, vou procurar atendimento imediato. Essa ação pode ter salvo a minha vida”, completou o servidor, que trabalha repondo galões de água.

A servidora aposentada Orivalda Lima Silva, que trabalhou 35 anos no Tribunal de Justiça, ressaltou a necessidade do bem-estar físico, emocional e psíquico do servidor para o trabalho de excelência. “Essa preocupação do Tribunal com a qualidade de vida do servidor é válida, porque o trabalho sob pressão pode trazer prejuízo à saúde. Todos temos problemas de saúde, e esse controle institucional de manutenção do bem-estar é tão importante como a prestação jurisdicional”, concluiu.    

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.