Voltar Mais um magistrado catarinense passará a atuar como juiz auxiliar de ministro do STJ

A partir do dia 1º de dezembro de 2020, o juiz Tiago Fachin, atualmente titular da 2ª Vara da comarca de Araquari, passará a atuar como juiz auxiliar no gabinete do ministro Joel Ilan Paciornik, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Nesta semana, foi publicada, no Diário da Justiça do TJSC, a portaria nº 2215, que concede licença ao magistrado para sua atuação na capital federal. É mais um magistrado catarinense convocado para auxiliar trabalhos junto aos tribunais superiores em Brasília.

"Sobre esta convocação, digo sem pestanejar que será uma experiência ímpar. E essa afirmação faço convicto, pois a função de Juiz Auxiliar junto ao Superior Tribunal de Justiça não faz parte, na forma tradicional, da carreira dos magistrados brasileiros. E somos muitos, mais de 18 mil no Brasil, o que sobreleva e destaca a profundidade e densidade intelectiva que a experiência vindoura demandará", destaca o juiz Tiago Fachin. 

O magistrado complementa ao dizer que "vivemos tempos confusos, atropelados por desencontradas informações de toda sorte, onde somos diariamente inundados por ondas de amor e ódio aos indivíduos, aos Juízes, ao Poder Judiciário. E, ainda que algumas vezes tudo se torne uma grande barafunda e esses (i)reflexivos atos de ataque/defesa possam aparentar uma realidade desacreditada, projectando uma visão individualista e egocêntrica do futuro, ao perceber que não é esta a ideia que prevalece, sobretudo entre os magistrados brasileiros, tenho que desafios como este que me foi proposto devem ser enfrentados com grande comprometimento e sensatez, tal qual o fazem rotineiramente todos os juízes ao irromper dogmas nos mais inóspitos rincões."

Já com relação ao magistrado que passará a auxiliar, frisa o juiz Tiago que o ministro Paciornik é, nas suas palavras, "um magistrado de destacada atuação, com decisões firmes e humanas", detentor não só da sua admiração como do respeito da comunidade jurídica há longa data. Ainda, acrescenta o juiz catarinense que "¿a atuação humilde do ministro Joel que, com seu inegável conhecimento jurídico, renova em todos os jurisdicionados a confiança por dias melhores e repristina a honorabilidade do atual cargo que exerce".

Imagens: Divulgação/Comarca de Araquari-STJ
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.