Voltar Mapeamento de competências atinge 90% da força de trabalho da Justiça de 1º grau

Projeto superou meta do CNJ, de 60%

O Projeto de Mapeamento de Competências da Justiça de 1º grau encerra suas atividades em 2014 com o mapeamento das funções de mais de 90% da força de trabalho do primeiro grau de jurisdição. Desta forma, superou a meta, estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de mapear 60% da força de trabalho da Justiça de 1° grau até 31 de dezembro deste ano, e merece destaque por ter desenvolvido e utilizado metodologia própria, fundamentada cientificamente e adequada à realidade do Judiciário catarinense. Além disso, utilizou capital intelectual interno, que permitiu maior disseminação do conhecimento entre os integrantes do projeto.

As reuniões tiveram início em agosto, com o mapeamento das competências dos servidores lotados em Secretaria de Foro. Em seguida, foram mapeadas as funções de oficial de justiça e avaliador, assistente social, oficial da infância e juventude, cartório criminal, técnico de suporte em informática, cartório cível e assessor de gabinete. O mapeamento de cada função teve a duração de dois dias e, ao todo, participaram 85 servidores de diversas comarcas do Estado, além da equipe do projeto. "Este projeto contribuirá para aperfeiçoar a prestação jurisdicional e melhor conhecer, avaliar e capacitar os cargos/funções existentes no PJSC", comentou o servidor Maurício José Hostin, oficial da infância e juventude.

O mapeamento de competências, explica o analista administrativo Marcelo Dias e Silva, gerente do Projeto de Mapeamento de Competências da Justiça de 1º Grau, é a primeira e fundamental etapa do processo de implantação da Gestão de Pessoas por Competências, diretriz do CNJ para todos os tribunais nacionais. Para 2015, acrescenta, está previsto o mapeamento das demais funções da Justiça de 1º grau, o início do mapeamento nas unidades judiciárias do 2º grau e a apresentação de uma proposta para a implantação da Gestão por Competências no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A equipe do projeto, sob a coordenação de Marcelo, está composta ainda dos servidores Belatriz Mezzomo, Renata Polidoro Aguiar, Pierry Santos Gonçalves, Robson Carlo de Oliveira, Carolina Sparvoli Gaubert, Daniela Farias Rodrigues e Fernanda de Paula Colombo.

 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.