Memória institucional do Judiciário estreita laços com Espaço Cultural da Marinha - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
TJSC e TRE-SC propõem parcerias para preservar patrimônio histórico
No último dia 8, a presidente da Comissão de Gestão de Memória (GCM) do TJSC, desembargadora Haidée Denise Grin, e o coordenador da CGM do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), juiz Márcio Schiefler Fontes, acompanhados por servidores vinculados a ambos os tribunais, realizaram uma visita institucional ao Espaço Cultural da Marinha, localizado no Forte Santa Bárbara, antiga Capitania dos Portos, em Florianópolis. Os magistrados foram recepcionados pelo curador da instituição, Jules Soto, por sua esposa, Alessandra Silva Correia Soto, e pelo comandante da instalação militar, Eduardo Amaro de Andrade Jorge.
A comitiva judicial foi apresentada à renovação do espaço e ao acervo que está em processo de organização naquele museu, a ser aberto ao público no final do ano, mas desde já considerado “magnífico” pelos visitantes. O curador Jules Soto colocou-se à disposição para colaborar com futuras pesquisas e exposições em temas do acervo, como livros, documentação e peças lá expostas. Ainda foram tratadas outras possibilidades de parcerias na área da memória.
A desembargadora Haidée, na condição de presidente da Comissão de Gestão de Memória do TJSC, registrou a relevância da visita institucional realizada ao Espaço Cultural da Marinha. “A oportunidade reforça o compromisso desta comissão em estreitar laços interinstitucionais e fomentar parcerias voltadas à preservação da memória e do patrimônio histórico, por meio da cooperação técnica e do intercâmbio de experiências”, pontuou a magistrada. Trata-se, segundo ela, de mais um passo importante na consolidação de ações direcionadas à valorização da história da Justiça e à difusão cultural junto à sociedade catarinense.
O juiz Márcio Schiefler Fontes, da mesma forma, mostrou-se impressionado com a potencialidade do local e a disposição dos responsáveis em compartilhar experiências e projetos em comum. Destacou também informação de que tomou conhecimento durante a visita e que considerou altamente positiva. "A renovação do Centro Cultural da Marinha, no prédio histórico do Forte Santa Bárbara, é uma notícia excelente para a nossa capital, agora ainda somada à sua utilização para expor parte de um acervo que tem relação imediata com os acontecimentos da Revolução Federalista, que tiveram impacto direto na história do nosso Judiciário", registrou.
Acompanharam a visita as servidoras do TJ Camila Bessa, chefe da Divisão de Memória e Biblioteca; Lília Lacerda da Silva, chefe da Seção de Museu; e Ana Paula Soares Roman, museóloga da Seção de Museu; do TRE-SC, o servidor Edmar Sá, secretário da CGM daquela instituição.