Voltar Metodologia take-home permite que NPJ de Brusque mantenha atendimento à população

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito da Unifebe, que funciona em convênio com o Poder Judiciário de Santa Catarina, também teve sua rotina alterada com a pandemia do novo coronavírus, mas não paralisou suas atividades.  Desde o dia 20 de maio, suas atividades são realizadas por videoconferência, com a utilização das mesmas ferramentas tecnológicas da metodologia take-home, já comuns nas aulas dos cursos de graduação da instituição.

A coordenadora do NPJ da Unifebe, professora Adriana Bina da Silveira, explica que professores e estudantes seguem com os estudos de casos reais em parceria com escritórios de advocacia, Defensoria Jurídica e departamentos jurídicos de empresas de Brusque e região.

"Aliado a essas atividades, e por meio de contatos prévios com clientes, passamos a também realizar os atendimentos on-line, cumprindo assim suas funções não apenas acadêmicas, mas de auxílio ao acesso à jurisdição para a comunidade", enfatiza.

Desde então, quatro atendimentos referentes a retornos e dois novos atendimentos ocorreram por videoconferência. Já na Mediação Familiar, o primeiro atendimento on-line foi feito na semana passada. Bina lembra que, apesar de grande parte das atividades ser executada via web, os atendimentos do Estágio Nível V, junto ao Juizado Especial, têm sido efetuados de maneira presencial desde o dia 15 de junho.

Enquanto alguns alunos atendem de modo presencial, outros acompanham os procedimentos em tempo real, na modalidade take-home. Com o retorno presencial, o NPJ já fez seis atendimentos voltados ao Juizado Especial e outros quatro já estão agendados. Desses seis realizados, uma atermação e outras peças jurídicas foram executadas pelos acadêmicos.

"Em tempos como este percebemos a importância do trabalho realizado pelos nossos acadêmicos para a população que necessita desse apoio para acessar a jurisdição. Temos nos empenhado em manter a qualidade dos atendimentos presenciais e garantir ao aluno um aprendizado prático da sua profissão", conclui Bina.

Os interessados em agendar atendimento para o próximo semestre podem procurar a secretaria do NPJ, localizada no Bloco E da Unifebe, ou entrar em contato pelos e-mails npj@unifebe.edu.br e npj.agenda@unifebe.edu.br, ou pelo telefone (47) 3211-7255. O Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe já trabalha de forma presencial.

Imagens: Divulgação/NPJ
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.