Voltar Ministra Nancy Andrighi reúne-se com corregedores dos Tribunais de Justiça do país

Ela é a nova corregedora nacional da Justiça

O desembargador Luiz Cézar Medeiros, corregedor-geral da Justiça, acompanhado do juiz-corregedor Antônio Zoldan da Veiga, participou nesta quarta-feira (27), em Brasília, da primeira reunião de trabalho da ministra Nancy Andrighi como corregedora nacional da Justiça. O encontro contou com a presença dos corregedores de todo o Brasil, no âmbito das Justiças Estadual, Federal, Trabalhista e Eleitoral. A reunião aconteceu no Superior Tribunal de Justiça, onde passará a funcionar a sede da Corregedoria Nacional de Justiça.
 
Na abertura dos trabalhos, a ministra destacou que o grande desafio de sua gestão é garantir celeridade no julgamento dos processos em todo o país, assim como reduzir o número de processos administrativos que tramitam na própria Corregedoria. A corregedora disse que o órgão correcional possui aproximadamente 4.700 processos administrativos em tramitação. Para a corregedora, está na hora de intensificar o uso de ferramentas de tecnologia da informação e de comunicação como suporte aos trabalhos desenvolvidos. Defendeu, ainda, que as corregedorias devem trabalhar sob a tônica da transparência. "Somente com a presença constante e um canal aberto de comunicação é possível a realização de um bom trabalho", disse.
 
A presidente do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil, desembargadora Nelma Sarney, pediu apoio às demandas que constam na Carta de São Paulo, documento que é resultado do último encontro do Colégio, realizado na capital paulista. Dentre as reivindicações das corregedorias, chamou atenção para a necessidade de integração dos sistemas de informação e de uma solução em relação à competência delegada.
 
A corregedora do Maranhão demonstrou, também, preocupação com a saúde e valorização dos juízes, que, segundo a corregedora, trabalham com uma demanda processual crescente, enfrentando carência de infraestrutura e pressões sociais para dar solução aos litígios. A magistrada ainda falou das ações e projetos que vem implantando para garantir a boa prestação dos serviços judiciais, apesar das dificuldades enfrentadas pelo Judiciário em seu Estado. "Precisamos desenvolver uma política nacional de valorização à magistratura, a fim de garantir o acompanhamento e apoio aos nossos magistrados", concluiu Nelma Sarney.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação - Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão.
Imagens: Divulgação - Corregedoria da Justiça do Maranhão
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.