Voltar Missa de ação de graças comemora Dia de Santa Catarina na Capela Ecumênica do TJSC

Uma missa de ação de graças marcou a passagem do Dia de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado, celebrada ao cair da tarde na Capela Ecumênica do Tribunal de Justiça. O ato foi celebrado pelo padre Kelvin Borges Konz, da Arquidiocese de Florianópolis, e contou com a presença de diversos servidores, do público em geral e dos desembargadores Ricardo Roesler, Sérgio Heil e Sérgio Antonio Rizelo.

Catarina de Alexandria, conhecida como "A Grande Mártir Santa Catarina", santa, mártir cristã e notável intelectual no início do século IV, nasceu na cidade egípcia de Alexandria. Além de padroeira de Santa Catarina, também é considerada padroeira dos estudantes, filósofos e professores. Na história, diz-se que ela visitou o imperador romano Maximino Daia, seu contemporâneo, e tentou convencê-lo do erro moral na perseguição aos cristãos.

O imperador não gostou do que ouviu e mandou prendê-la na masmorra, onde foi torturada e, por fim, decapitada. Três séculos mais tarde, seu corpo, incorrupto, foi encontrado por monges e levado para o Mosteiro da Transfiguração, no Egito, junto de suas relíquias. Na Capela do TJSC, aberta à visitação pública desde 2002, estão algumas dessas relíquias, como um fragmento da quinta costela de Catarina, um ícone feito pelos monges de Alexandria com as técnicas da antiga arte bizantina, e uma rocha do monte Sinai, onde Moisés teria recebido os Dez Mandamentos. Elas foram trazidas pelo saudoso padre grego ortodoxo Angelos Kontaxis em 1999.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.