Voltar Mulheres do Judiciário de SC aproveitam data para refletir sobre seus desafios

O Dia Internacional da Mulher e a 16ª Semana da Campanha Justiça pela Paz em Casa seguem na ordem do dia no Judiciário de Santa Catarina. Foram diversas as manifestações e eventos que marcaram a passagem dessas duas datas.

Em Blumenau, magistradas, servidoras e estagiárias da comarca foram convidadas para um café da tarde especial em celebração ao Dia da Mulher, com acepipes típicos da cidade germânica. O encontro de mulheres ocorreu na tarde da última sexta-feira (6/3) na sala de capacitação do Fórum Central de Blumenau e no Fórum Universitário de Blumenau, em iniciativa da Associação dos Servidores da Comarca de Blumenau (Asforblu), que conta com 120 associados e promove ações pontuais de integração entre os servidores.

Nesta mesma data, também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a comarca de Navegantes promoveu uma roda de conversa com o tema "Os Desafios da Mulher nas Carreiras Jurídicas". A dinâmica foi conduzida pela juíza Anuska Felski da Silva, titular da 2ª Vara Cível, e contou com a participação de colaboradoras do Poder Judiciário, Ministério Público e representantes da OAB - Subseção de Navegantes. Logo após, as participantes foram agraciadas com um café da tarde promovido pelos colaboradores do sexo masculino do Poder Judiciário e Ministério Público.

Em Garopaba, as servidoras da comarca local foram recepcionadas na entrada do expediente com uma rosa em alusão ao seu dia, em iniciativa da policial militar Lucinei da Silva.  

Em Papanduva, o juiz Gilmar Nicolau Lang desenvolveu um trabalho contínuo de parceria com o Cras do município de Itaiópolis e promoveu evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que serviu de oportunidade também para reflexões sobre temas da Campanha Justiça pela Paz em Casa.

O grupo das mulheres que normalmente se reúnem no Cras foi contemplado com um encontro especial em que puderam refletir sobre as conquistas das mulheres, os desafios da atualidade e a urgência em combater a violência doméstica. Também acompanharam um relato de experiência de vida com Sonelma Stopa, que falou sobre empoderamento e autoestima. Ao final, houve coffee break e uma oficina de automaquiagem. As participantes foram ainda agraciadas com presentes doados pelo comércio local.

Na Capital, a Cevid do TJ, em parceria com a  Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de Florianópolis, participa de atividades de divulgação da Campanha Justiça pela Paz em Casa no Terminal Urbano Cidade de Florianópolis.

No último domingo (8/3), também prestigiou a abertura do Mês da Mulher no Parque da Luz, localizado na cabeceira insular da recém-reaberta ponte Hercílio Luz. Também na Capital, no ambiente do Foro Eduardo Luz, a juíza Maria Paula Kern, titular da Vara de Sucessões e Registros Públicos da comarca da Capital, adornou os degraus da escada interna que leva até a unidade com frases alusivas ao combate à violência contra a mulher e à necessidade de empoderamento feminino.

Imagens: Divulgação/Comarcas
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.