Voltar Município reconhece avanços após a instalação da Unidade Regional de Execuções Fiscais

Instalada há um ano, a Unidade Regional de Execuções Fiscais Municipais e Estaduais do Judiciário catarinense já observa os resultados positivos do trabalho de dedicação exclusiva e de padronização dos procedimentos em relação aos processos que, antes de sua inauguração, tramitavam em 27 comarcas diferentes. Um exemplo recente vem de São José, na Grande Florianópolis. Segundo relatado pela Procuradoria Geral do Município, a atuação na recuperação da dívida ativa garantiu um retorno aos cofres públicos de aproximadamente R$ 24,3 milhões em 2020, considerando dados até o mês de novembro. 

O valor representa um acréscimo de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme a Procuradoria Geral do Município, o aumento significativo da arrecadação foi estimulado pela centralização do trâmite processual das demandas executivas pela Unidade Regional de Execuções Fiscais Municipais e Estaduais, a partir da celeridade e da padronização dos andamentos.

Detalhes dos avanços alcançados em São José foram compartilhados pelos procuradores do município com as juízas Gabriela Sailon de Souza Benedet, coordenadora da Unidade Regional, e Alexandra Lorenzi da Silva, que também integra a unidade especializada. No encontro, realizado na última semana, procuradores e magistradas puderam trocar informações sobre a dinâmica das atividades no âmbito da Unidade Regional e da Procuradoria, estabelecendo um canal de comunicação de forma a proporcionar maior eficiência em seus respectivos trabalhos.

A Unidade Regional, observa a juíza coordenadora, é uma vara de números expressivos: na sua competência estão as execuções fiscais municipais e estaduais de 27 comarcas, que abrangem 55 municípios, somando um volume aproximado de 450 mil processos. 
"Diálogo e boa comunicação com as procuradorias fiscais, a exemplo do que aconteceu nesse encontro com os procuradores de São José, importa uma melhor gestão desta grandiosa unidade, possibilitando o aprimoramento das atividades administrativas e o alcance de maior eficiência em todo o processo executivo", destaca a juíza Gabriela Sailon de Souza Benedet.

Participaram do encontro em São José o procurador-geral Rodrigo João Machado e  os procuradores municipais Alexandre Pereira Hubert, João Gabriel Cardoso de Mello e Karina da Silva Graciosa. Além das magistradas, também integram a Unidade Regional os juízes Marco Augusto Ghisi Machado e Taynara Goessel. O grupo conta ainda com os trabalhos da chefe de divisão Ângela Raquel Kolb Schiefler, na companhia de outros 28 servidores e dois estagiários.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.