Voltar Museu do Judiciário promove oficina sobre fontes históricas com estudantes da Udesc
O Museu do Judiciário Catarinense promoveu nesta semana sua primeira oficina sobre pesquisa em fontes históricas primárias, intitulada "Para além da sentença: processos judiciais como fontes históricas". Trata-se, segundo a servidora Jaqueline dos Santos Amaral, chefe da Seção de Museu, de um projeto acalentado por muito tempo. A atividade foi realizada por estudantes de graduação do curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
 
O intuito da oficina foi, além de oferecer uma visita às instalações do Poder Judiciário catarinense, fomentar relação com as instituições acadêmicas do Estado e proporcionar um primeiro contato aos visitantes, futuros pesquisadores e cientistas, ao riquíssimo acervo jurídico e documental do Museu. "A visita e a oficina permitiram o contato com as fontes históricas e nos fizeram perceber o Poder Judiciário não só como um órgão processual mas também como guardião da memória e documentos históricos, uma representação não corriqueira da instituição", reconheceu o professor Rogério Rosa, docente do curso de História da Udesc.
 
Na sua opinião,  essa categoria de experiência cativa os estudantes e faz com que eles compartilhem suas visões nas redes sociais, um fenômeno contemporâneo, o que acaba por gerar a difusão exponencial de suas experiências na instituição. As estudantes Isabel e Isabelle, de 18 e 20 anos respectivamente, disseram ficar surpresas com a estrutura do Tribunal e a abertura da instituição à sociedade.  Acrescentaram que a experiência lhes deu uma nova concepção sobre a responsabilidade social do órgão e os papéis da Justiça na atualidade.
Imagens: Divulgação/Museu do Judiciário
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.