Voltar Museu do Judiciário recebe doação de arma usada no Contestado por desembargador do TJ

O Tribunal de Justiça recebeu nesta semana importante doação, que já incorporou ao acervo do Museu do Judiciário Catarinense. Trata-se de um revólver Smith Wesson calibre .32, com data de fabricação estimada entre 1887 e 1940, o qual pertenceu ao desembargador Guilherme Luiz Abry, presidente da corte estadual no período de março de 1952 até janeiro de 1956. A doação foi feita por seu sobrinho-neto, Celso Antônio Alves Kaestner, como forma de homenagear seu antepassado pelos serviços prestados ao Judiciário catarinense.

Abry iniciou sua carreira como juiz de direito na cidade de Curitibanos, em 1914. Neste período, vivenciou a Guerra do Contestado e precisou evadir-se da cidade em lombo de mula até Florianópolis para garantir sua segurança pessoal. Fez o trajeto com a arma na cinta, para qualquer eventualidade. Segundo relato do sobrinho, quando conseguiu retornar encontrou sua casa incendiada. "Ele perdeu todos os seus pertences, inclusive sua biblioteca pessoal", conta Celso Antônio.

Após a avaliação técnica e cultural pela equipe responsável do Museu do Judiciário, o objeto foi incorporado ao acervo, com autorização da família para utilização e divulgação com fins culturais e educativos, tendo o compromisso de zelar pela integridade do bem, a partir de agora sob a guarda e responsabilidade do museu. O termo de doação foi assinado pelas partes na última terça-feira (10/7). O trâmite entre a arma e o museu foi realizado pelo servidor aposentado Xedes Ribeiro Freitas, conhecido de Celso Antônio Alves Kaestner.  

Imagens: Gamaliel Basílio/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.