Voltar Museu e Gestão Ambiental do TJ, em conjunto, trabalham a questão da sustentabilidade

Intenção é despertar a consciência sobre a matéria

O Museu do Judiciário Catarinense e a Secretaria de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça de Santa Catarina uniram esforços para desenvolver uma série de trabalhos que envolvem exposição e palestras sobre o tema central da sustentabilidade. A iniciativa fundamentou-se na coincidência temática entre a 13ª Semana de Museus - evento nacional que este ano será realizado de 18 (Dia Internacional dos Museus) a 24 de maio - e a 6ª Semana do Meio Ambiente no Poder Judiciário de Santa Catarina, programada para ocorrer entre os dias 5 e 11 de junho de 2015.

Com o tema "Museus para uma Sociedade Sustentável", lançado pelo Instituto Brasileiro de Museus, a servidora Jaqueline Amaral, responsável pela ação educativa, com a colaboração da estagiária Daniela Freitas, organizaram uma exposição de inventários do século passado, por meio da qual pretendem trabalhar com os visitantes os hábitos de consumo da época, o desenvolvimento da cultura consumista, a contraposição entre bens duráveis e descartáveis e sua relação com a sustentabilidade. "O objetivo é promover reflexão sobre o papel da educação ambiental no poder público e assim colaborar na formação de uma consciência voltada para a sustentabilidade", afirma Orivalda Lima Silva, chefe da Seção de Museu.

Ela também explica que, enquanto a Secretaria de Gestão Ambiental propõe as políticas de gestão ambiental, o papel do Museu no âmbito destes eventos é difundir essas ideias, promovendo a comunicação entre Poder Judiciário e visitantes. Entre as atividades idealizadas para o trabalho em conjunto estão previstas duas palestras no dia 11 de junho. Em uma delas, a professora doutora Elizete Lanzoni Alves, que juntamente com a servidora Helen Petry coordena os projetos da Secretaria de Gestão Ambiental, falará sobre " A Educação Ambiental no Poder Público" e sua inserção no planejamento estratégico da instituição.

A segunda palestra, "A Cultura da Paz e a Sustentabilidade", será ministrada pela educadora da paz Cerys Tramontini. Ambas as palestras terão como público-alvo os servidores do Judiciário catarinense e estudantes universitários. As outras atividades previstas, como a Feira do Escambo e as ações socioambientais nas comarcas, serão melhor divulgadas em datas próximas à Semana do Meio Ambiente. A exposição do Museu do Judiciário está diariamente aberta ao público das 12 às 19 horas. O agendamento para visita de grupos escolares pode ser feito pelo telefone (48) 3287-2480.

Imagens: Sandro Makowieck/Museu do Judiciário
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.