Voltar Mutirão de conciliação em Lages auxilia empresas e devedores no acerto de pendências

O Juizado Especial Cível da comarca de Lages desenvolve neste momento um projeto piloto de Juizado Empresarial. Nesta semana, quatro empresas participaram de um mutirão de conciliação com devedores. Resultados exitosos foram alcançados com a participação dos conciliadores, que têm o papel de auxiliar com a apresentação de soluções.

Teve caso em que o acordo saiu antes mesmo de iniciar a sessão. Em outro, o devedor, sem emprego fixo, pôde parcelar a dívida. Mensalmente, depositará R$ 100 na conta da empresa. "Como estou desempregado, não podia me comprometer com um valor mais alto. Assim ficou bom para mim", afirma. A solução foi proposta pelo próprio representante da credora, que no início perguntou com quanto o homem conseguia se comprometer para quitar o débito.

Na audiência de conciliação, o que prevalece é o diálogo para obtenção de um resultado que seja bom para as duas partes. As pessoas envolvidas no conflito são as que definem como será o desfecho, e o conciliador vai ajudar na busca da melhor alternativa.

O Juizado Especial Cível capacita todos os servidores da unidade e voluntários para atuar nas sessões de conciliação. Este é um processo consensual breve, que busca uma efetiva harmonização social e a restauração, dentro dos limites possíveis, da relação social das partes.

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.