Voltar Na Serra, adolescentes do programa Novos Caminhos recebem nova doação de computadores

Mais oito computadores foram disponibilizados às casas de acolhimento institucional para serem usados nas atividades educacionais e de lazer dos participantes do programa Novos Caminhos, na Serra Catarinense. A entrega dos equipamentos para os dois abrigos de Lages ocorreu na última semana (22/4), na unidade do Serviço Nacional da Indústria (Senai/SC). A doação foi feita pela empresa Engie por meio da campanha de inclusão digital promovida pelo Poder Judiciário catarinense, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e outros parceiros.

As casas de Bom Retiro, Otacílio Costa, Anita Garibaldi e São Joaquim devem receber os donativos nos próximos dias. Em Lages, cada uma recebeu dois computadores. Eles serão usados para as aulas remotas, pesquisas, conversas com familiares, atendimento psicológico, pedagógico e até na aproximação com pretendentes à adoção. "Antes de ganharmos os computadores do Novos Caminhos, tínhamos apenas um e fazíamos revezamento para usar", lembra a coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional (Saica II), Vanuza Brunetta.

Interlocutora do programa, Maira Ribas antecipa que para o segundo semestre os adolescentes do Novos Caminhos poderão participar do curso chamado Postura Profissional, o qual vai prepará-los para inserção no mercado de trabalho. "Além desse, provavelmente teremos outros de curta duração, de forma híbrida, se a situação da pandemia for favorável. Sem os computadores, seria inviável oferecer aos adolescentes esse tipo de atividade on-line."

Na Serra, o Novos Caminhos abrange as comarcas de Anita Garibaldi, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, São Joaquim e Urubici. No mês de novembro, a empresa já havia feito uma doação de 11 computadores e notebooks às instituições de acolhimento dessas cidades. 

Sobre o programa 

O programa Novos Caminhos tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.