NIS capacita magistrados do TJMA nas áreas de inteligência e segurança institucional - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
TJSC compartilha sua expertise com outros tribunais do país
- Segurança
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), participou ativamente da capacitação de magistrados recém-empossados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em atividade realizada na última terça-feira, 6 de maio, em São Luís.
A atividade foi conduzida pelo tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos, chefe da Divisão de Segurança Institucional do NIS, e abordou temas como Inteligência do Poder Judiciário, uso de inteligência artificial e estratégias de prevenção a violência e crimes digitais.
A formação integra o Módulo I do Curso de Formação Inicial em Segurança Institucional, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e realizado no 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) do Exército Brasileiro.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o autocuidado, a consciência situacional e o posicionamento proativo de magistrados diante de ameaças reais ou potenciais, evidenciando a relevância da cooperação interinstitucional entre os tribunais na construção de ambientes mais seguros e resilientes para o exercício da magistratura.
O desembargador Sidney Eloy Dalabrida, coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, destacou a relevância da atuação catarinense no contexto nacional. “A atuação do NIS no compartilhamento de conhecimento técnico e boas práticas de segurança institucional reforça o compromisso do Judiciário catarinense com a proteção de seus integrantes e o fortalecimento do sistema de justiça nacional. Nosso papel vai além da segurança física — é também estratégico, voltado à inteligência e à preservação da independência do Poder Judiciário”, analisou Dalabrida.