Voltar No sul e no norte de SC, Novos Caminhos oferece cursos de robótica e de economia pessoal 

O programa Novos Caminhos segue firme no propósito de oferecer qualificação a jovens abrigados. No sul do Estado, quatro jovens atendidos pelo programa têm agora a oportunidade de estudar robótica. E em Joinville, no Norte, adolescentes participaram na semana passada do curso de economia pessoal, oportunidade em que puderam também conhecer como funciona uma linha de montagem de automóveis.

O curso Maker Tecnologia e Robótica Teens, promovido pela Escola S nas dependências do Senai de Tubarão, foi proporcionado para as crianças e adolescentes através do apadrinhamento feito por quatro empresas, CEJATEL, Hipper Freios, Lessa Kids e Pêssego Vídeos, que custearam o investimento na educação dos acolhidos. "Além de aprender como montar e programar o robô, também aprendi mais sobre amizade e respeito", afirma um dos jovens em acolhimento. Estudam no curso dois acolhidos do programa Família Acolhedora de Sangão, um do Família Acolhedora de Jaguaruna e um do Abrigo Institucional de Capivari de Baixo. 

De acordo com a interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc na regional Litoral Sul, Cintia Nowasco, a qualificação tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de competências fundamentais para nossos tempos, oferecendo ao aluno a oportunidade de vivenciar na prática conceitos de engenharia, física, matemática e design, desenvolvendo o raciocínio lógico, analítico e crítico e estimulando noções de criatividade, trabalho colaborativo e habilidades de pesquisa científica. 

“Também incentiva o desenvolvimento de projetos a partir de temas voltados a tecnologia e robótica, estimulando a criatividade, trabalho em equipe, fluência tecnológica e propostas de soluções para questões de interesse da sociedade e indústria.” Com carga de 60 horas, as aulas acontecem semanalmente e têm previsão de término em novembro deste ano.

Linha de montagem de carros

Adolescentes visitam fábrica de carros

Com atenção e entusiasmo, um grupo de 28 jovens com idades entre 13 e 17 anos, acolhidos em lares de abrigos das comarcas de Joinville, Araquari e Garuva, participou na semana passada do curso de economia pessoal no laboratório automotivo do Senai – Unidade Sul de Joinville, atividade proporcionada pelo programa Novos Caminhos.

Na parte teórica do projeto, os adolescentes receberam informações de quanto custa a manutenção de um carro, comparando um modelo econômico a um importado. Na sequência, tiveram a oportunidade de ligar um veículo e “sentir o ronco do motor”. Ouviram explanações sobre instalação de alto-falantes e rádio e colocaram em prática os ensinamentos na bancada de montagem. “Com certeza uma experiência que ficará gravada na memória deles e, quem sabe, desperte o interesse futuro para a profissão. Os adolescentes gostam muito das atividades práticas. Eles se envolvem, e evoluímos no senso de que estamos ajudando no desenvolvimento pessoal e profissional. São em atividades simples, porém práticas, que eles podem vivenciar o mundo do trabalho”, comenta Simone Brandão, interlocutora de responsabilidade social da Fiesc na regional Norte/Nordeste.

O programa Novos Caminhos é fruto de parceria entre a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Atualmente, participam também a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.