Voltar Nota de falecimento: desembargador aposentado Lédio Rosa de Andrade

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina comunica, com pesar, o falecimento do desembargador aposentado Lédio Rosa de Andrade, 60 anos, ocorrido na madrugada desta terça-feira (29/1) em sua residência, na Capital. O velório terá início às 15 horas no cemitério do Itacorubi, em Florianópolis. A cerimônia tem previsão de término às 21 horas.

Defensor do Direito Alternativo, autor de diversos livros, Lédio era também professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além de atuar na área jurídica, tinha formação em psicologia, com ênfase em psicanálise e saúde do trabalhador. Magistrado de carreira, iniciou seus trabalhos em setembro de 1982, lotado inicialmente na comarca de Araranguá.

Judicou ainda nas comarcas de Chapecó, Tangará, Ibirama, Campos Novos, Tijucas, Criciúma e Tubarão. Nesta cidade, sua terra natal, o magistrado permaneceu 16 anos. Chegou ao TJ como juiz de 2º grau em maio de 2007. Tomou posse como desembargador desta corte em 31 de outubro de 2007. Sua aposentadoria ocorreu em março de 2018, após 35 anos dedicados ao trabalho na magistratura. "O desembargador Lédio teve uma longa carreira na magistratura, percorreu várias cidades do Estado, onde sempre atuou com independência e brilhantismo. Era uma pessoa de posições firmes, posicionamento ideológico bem marcado, mas sempre preocupado com a Justiça, sempre preocupado em fazer justiça com base na Constituição Federal e nas leis. Deixa um legado importante para nós e seguramente vai fazer falta no mundo jurídico catarinense", destacou o presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço.

 

 

 

Imagens: Divulgação/Arquivo TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.