Voltar Novo servidor do PJ tem em média 32 anos, é graduado e possui experiência laboral

Adultos de 32 anos, graduados, com outras experiências profissionais e dispostos a atender à população com efetividade e celeridade. Esse é o perfil dos novos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). Das últimas 75 nomeações, de 8 de novembro de 2021 a 14 de março de 2022, 40 são de mulheres e 35 são de homens. Apenas dois não concluíram um curso superior, mas 23 têm algum tipo de especialização. Entre os 73 graduados, 66 são formados em Direito.

Com a aposentadoria dos mais experientes e a necessidade de atender a demanda crescente imposta pela sociedade catarinense, o quadro funcional do Poder Judiciário está em constante transformação. Para potencializar as qualidades dos servidores e com a intenção de adaptá-los às atividades que serão desempenhadas, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) criou o programa Novos Laços. Em uma semana, eles têm encontros diários com diversas unidades do Tribunal para um bate-papo e esclarecimentos sobre os conteúdos compartilhados a cada dia.

“O perfil dos novos colegas servidores demonstra que eles chegam ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina com disposição e conhecimentos necessários para contribuir no alcance dos objetivos institucionais e da missão de promover a solução de conflitos com qualidade e celeridade”, observou o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Marcelo Dias e Silva, que também coordena o programa Novos Laços.

Experiência de outros tribunais do país

Bacharel em Direito, a técnica judiciária Paula Pavel Barbieri, de 32 anos, é uma dessas caras novas. Carioca, a servidora do cartório da Vara da Família, Órfãos, Sucessões e Infância e Juventude da comarca de Rio do Sul, que já foi aprovada em outros concursos públicos, fez a opção pela qualidade de vida em Santa Catarina e realizou o sonho de residir no sul do país.

“Fiquei muito impressionada com a qualidade e eficiência da prestação jurisdicional catarinense, o que me deixa orgulhosa de fazer parte da família PJSC. Aqui pretendo crescer profissionalmente, desenvolvendo minhas competências, contribuindo sempre para a prestação da jurisdição com qualidade. Acredito que ter atuado na advocacia, em outros tribunais do país, agrega conhecimento e experiência”, contou a nova servidora, que é casada, mas não tem filhos.

Opção pela instituição de excelência

Outro rosto novo no Judiciário catarinense é o do oficial de justiça Matheus Baldez Reis, de 32 anos, que atua na comarca de Anita Garibaldi. Gaúcho de Santa Maria, o servidor tem experiência como técnico administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, além da carreira militar. Ele também já foi aprovado em concurso da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Casado e pai do pequeno Augusto, de um ano e um mês, Matheus é bacharel em Administração e licenciado em Letras - Português. “Basta uma rápida conversa com qualquer servidor do TJSC para saber que se trata de uma instituição de excelência. No meu caso, tenho alguns amigos que são servidores da casa há alguns anos, e eles sempre elogiaram a forma como o Tribunal lida não apenas com sua atividade-fim, mas também com seus servidores, o que me motivou muito a fazer parte desta grande família”, destacou.

Toda a formação pessoal e acadêmica do oficial de justiça esteve sempre muito atrelada à prestação de serviços, principalmente no que se refere ao atendimento ao público. “Penso que toda essa formação é refletida no momento do cumprimento das diligências, no possível primeiro e último contato que o indivíduo terá com a instituição (considerando as comunicações de início e fim dos processos), mostrando a este a genuína preocupação que a instituição externa em relação a seus usuários. Creio que dessa forma, dando o meu melhor em cada interação com o público, seja interno ou externo, sou capaz de contribuir para a aproximação do usuário com a instituição e, consequentemente, para o desenvolvimento desta”, concluiu. 


Conheça mais os servidores no 'pinga-fogo'


Paula Pavel Barbieri


Livro: "Corte de Espinhos e Rosas"
Filme: "Amor Além da Vida"
Esporte: Dança
Rede social: Instagram
Música: "Drive" - Incubus
Viagem: Itália


Matheus Baldez Reis

Livro: "A vida que vale a pena ser vivida"
Filme: "Ilha do Medo"
Esporte: Vôlei
Rede social: Instagram 
Música: "Enter Sandman" - Metallica 
Viagem: Santa Maria (RS)

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.