Voltar Novo sistema de acesso vai ampliar segurança nas dependências do Fórum de Chapecó

Para ampliar a segurança de magistrados, servidores e visitantes em geral, o fórum da comarca de Chapecó iniciou a implantação de um novo sistema para controle de acesso às suas dependências. Todas as pessoas que ingressarem no prédio, exceto servidores e demais colaboradores, terão que fazer um cadastro. O sistema já está disponível para advogados e usuários que quiserem antecipar o repasse de informações. Para tanto, é necessário apresentar documentos pessoais.

Também será feita a documentação visual através de uma fotografia tirada no momento do registro. O cadastro deve ser feito na Central de Informações, com as recepcionistas, e a cada visita será apenas atualizado o motivo da visita ao fórum. O sistema utilizado para o cadastro de pessoas será interligado entre as comarcas, de forma a garantir acesso às mesmas informações.

O juiz André Alexandre Happke, diretor do foro e titular do 1º Juizado Especial Cível, ressalta que a padronização de procedimentos se faz necessária para garantir a segurança das pessoas que trabalham ou que utilizam os serviços do Poder Judiciário. "Chegamos num momento que exige esse controle, devido à movimentação na comarca de Chapecó", avalia o magistrado. De acordo com a Secretaria do Foro, diariamente circulam aproximadamente 800 pessoas no prédio.

Futuro

Outras adequações serão providenciadas. Em alguns dias será instalado o portal detector de metal e futuramente um scanner para bolsas e mochilas. Esses equipamentos são semelhantes aos utilizados em aeroportos. Ainda no segundo semestre deste ano, um vigilante será designado para a guarita do estacionamento do fórum que, a partir de então, será destinado exclusivamente para servidores e colaboradores.

O chefe da Divisão de Contrainteligência, do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça, tenente-coronel Emerson Fernandes, explica que outras comarcas passarão pelas adaptações de segurança no futuro. "A instalação dos equipamentos e sistemas estão sendo realizados de forma gradual", destaca.

As mudanças são resultado de um projeto do TJSC que iniciou em 2018 com capacitação de todos os chefes de Secretarias de Foro e policiais militares que trabalham em fóruns. Em seguida, foi feito o diagnóstico de necessidades e melhorias em cada comarca. E agora, inicia-se o processo de estruturação dos prédios e pessoas.

 

 

 

Imagens: Divulgação/Comarca de Chapecó
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.