Novos Caminhos avança com novo apoio da OAB e visa articulação nas 16 regiões de abrangência em SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Novos Caminhos avança com novo apoio da OAB e visa articulação nas 16 regiões de abrangência em SC

Reunião alinhou estratégias para ampliar oportunidades a jovens acolhidos

15 Julho 2025 | 15h12min

O programa Novos Caminhos ganhou novo impulso com a indicação do advogado Marcos Emerson Krzisch como representante estadual da OAB/SC na iniciativa. A nomeação ocorreu ainda em junho, por meio de ofício assinado pelo presidente da seccional, advogado Juliano Mandelli Moreira. Na segunda-feira, 14 de julho, o indicado participou de reunião virtual de boas-vindas, realizada entre os dirigentes das instituições que compõem o tripé do programa — Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Durante o encontro, foram apresentados os principais desafios atuais do Novos Caminhos, com destaque para a necessidade de ampliar a presença da OAB nas regiões atendidas. A proposta é articular representantes da entidade nas 16 áreas de abrangência do programa, fortalecendo o diálogo com os interlocutores locais e nas demandas específicas de cada território.

Outro ponto abordado foi a importância de sensibilizar os escritórios de advocacia e a comunidade empresarial vinculada à OAB para a abertura de vagas de aprendizagem, estágio e contratação de jovens atendidos pela iniciativa.

“A OAB/SC reafirma seu compromisso com o programa Novos Caminhos, no intuito de auxiliar na transformação da realidade de jovens em acolhimento institucional. Com o firme propósito de construir pontes e gerar oportunidades, promover a autonomia, buscar garantir um futuro digno a todos”, declarou Marcos Emerson Krzisch.

Participaram da reunião, pelo TJSC, a desembargadora Rosane Portella Wolff, responsável pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ); as servidoras Fernanda de Paula Colombo e Lilian da Silva Domingues; pela AMC, o juiz Fernando Machado Carboni, diretor adjunto da área de Família, Infância e Juventude, e a diretora de eventos da AMC, Andréa Cláudia da Silva; e, pela FIESC, a gerente executiva de Relações do Trabalho, Maria Antônia Amboni.

Sobre o programa

Criado em 2013 pelo TJSC, AMC e FIESC, o programa Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e empregabilidade a crianças e adolescentes acolhidos em Santa Catarina. Atualmente, mais de 240 instituições no Estado abrigam jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para adolescentes com mais de 14 anos, o programa viabiliza cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. O público com idade inferior participa de ações voltadas à saúde, à educação e ao bem-estar em contraturno escolar. O objetivo central é garantir autonomia e estimular a cidadania, preparando esses jovens para o momento em que deixarão o acolhimento institucional, geralmente ao completarem 18 anos. “Com o Novos Caminhos, o jovem adquire a possibilidade de sonhar”, afirma a desembargadora Rosane Portella Wolff.

O êxito da iniciativa em Santa Catarina levou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a expandi-la para os demais estados da Federação. Ao longo dos 12 anos de existência, o programa também agregou importantes parceiros institucionais, como o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a OAB/SC, a Fecomércio, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fesag, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC).

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080