Voltar Novos Caminhos é apresentado para 300 empresários em evento da AMFRI

Três mulheres e um banner

O programa Novos Caminhos foi apresentado neste mês (11/8) no Conecta 2022, maior evento empresarial da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), que contou com a presença de aproximadamente 300 empresários, alinhado com a comemoração dos 20 anos da Associação Empresarial de Balneário Camboriú (ACIBALC).

Em sua fala, a interlocutora do Novos Caminhos na região, Francilene Laureano Moreira Krzisch, servidora do Poder Judiciário de Santa Catarina, abordou “a importância desses adolescentes terem oportunidades de emprego para buscarem sua autonomia financeira e perspectivas para um futuro próximo, diante da necessidade de desacolhimento institucional quando completarem a maioridade”. A empresária Ciça Müller, da empresa Inteligência Marketing, foi quem intermediou a parceria, oportunizando a exposição do programa Novos Caminhos.

A organização do Conecta 2022 disponibilizou um espaço para exposição do material informativo (carta aos empresários) e banner. Também participaram da divulgação as interlocutoras da Fecomércio (Senac), Luana Caldeira Matheus, e da Fiesc, Lorena Natália Berna Rodriguez. Juntas, elas conseguiram abordar vários empresários que posteriormente fizeram contato na busca de efetivar parcerias para alcançar o objetivo de inserção de adolescentes no mercado de trabalho. 

Grupo de pessoas em evento da AMFRI

Dentre os contatos, destaca-se a parceria em andamento com o empresário Evandro Klappoth, da Contabilidade Conjel de Balneário Camboriú, que se reunirá com as interlocutoras responsáveis pelo programa na região da Foz do Rio Itajaí – que abrange as cidades de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Balneário Piçarras e Penha – com a intenção de obter mais informações e, junto com a agente de recursos humanos da empresa, Mayara Walter Paes Neves, verificar possibilidades para viabilizar uma vaga a algum adolescente. 

O empresário destacou que “o cuidado com as pessoas faz parte do DNA da Conjel. O termo de responsabilidade social está presente na identidade de muitas empresas, mas é importante conseguirmos de fato colocar isso em prática, vamos fazer o possível para que consigamos dar a oportunidade de formar um profissional e, consequentemente, ele será alguém que por sua vez dará o seu retorno à sociedade”. 

Ciça Müller, da empresa Inteligência Marketing, também destacou que “a oportunidade de exercer uma atividade profissional pode ser a grande virada na vida desses jovens. Quando encontram a confiança no ambiente corporativo, dedicam-se com todo afinco, estão dispostos a aprender e certamente podem se tornar os melhores colaboradores da empresa”.

As corresponsáveis pelo programa Novos Caminhos analisam que, a exemplo desse evento, outros poderiam propiciar espaços de divulgação coletiva junto aos empresários locais, a fim de sensibilizá-los para oportunizarem vagas de inserção no mercado de trabalho aos adolescentes do Novos Caminhos. Francilene Laureano destacou ainda sua realização em coordenar o programa Novos Caminhos e poder ser uma “ponte entre os adolescentes que efetivamente necessitam de uma oportunidade e empresários que priorizam a responsabilidade social da empresa, oportunizando um 'novo caminho' para esses adolescentes. Destacando uma frase emblemática de Mahatma Gandhi: 'Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados'.”

Programa Novos Caminhos 

O programa Novos Caminhos foi criado em 2013 por iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Com o passar dos anos, uniram-se ao programa a Ordem dos Advogados do Brasil/SC (OAB-SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo/SC (Fecomércio), a Fundação ESAG e a Associação Catarinense de Medicina (ACM). 

A adesão ao Novos Caminhos incluirá o nome da empresa no hall de empresários catarinenses apoiadores da causa, disponível no site do programa. Além disso, os parceiros do Novos Caminhos oferecerão à empresa, como forma de reconhecimento, o selo virtual “Empresa Cidadã”, destinado exclusivamente àqueles que abrirem portas aos jovens. Empresários interessados em formar parcerias na região da AMFRI podem contatar a coordenadora pelo WhatsApp (47) 3261-9398 ou pelo e-mail itajai.novoscaminhos@tjsc.jus.br. Para demais regiões, o contato pode ser feito pelo telefone (48) 3287-2668 ou pelo e-mail ceij@tjsc.jus.br.

Imagens: Divulgação/Estúdio Dois
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.