Novos Caminhos entrega parque reformado para lar de jovens na comarca de Três Barras - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Novos Caminhos entrega parque reformado para lar de jovens na comarca de Três Barras
10 Dezembro 2021 | 09h49min
  • Doação

Um espaço onde o colorido das tintas entra em harmonia com a luz do dia e dá o clima para momentos de lazer, convívio e prática de exercícios. Um lugar assim, especial, é o presente de natal para as crianças e adolescentes do Lar Aprisco, da cidade de Três Barras, no planalto norte catarinense.

O playground foi revitalizado por meio do programa Novos Caminhos. A entrega aconteceu nesta semana. A instituição já recebeu também computadores e livros de literatura por conta da mesma iniciativa. “A partir do acordo firmado com o curso de Mecânica Industrial do Senai, os próprios alunos, acompanhados pelo professor, realizaram a adequação, manutenção, pintura e instalação dos brinquedos”, explica a assistente social do Lar Aprisco Dilma Jubanski.

O coordenador de Operações da unidade do Senai Canoinhas, Sandro Graciano, ressalta que os alunos e colaboradores se empenharam muito no projeto. “A ação integra o programa Eu Voluntário da Fiesc, e todos os participantes se dedicaram na arrecadação dos materiais necessários e na atividade prática associada aos conhecimentos desenvolvidos dentro da unidade curricular do curso, com ótimo resultado”, conclui.

O juiz Victor Luiz Ceregato Grachinski,, lotado na 1ª Vara Cível da comarca de Canoinhas, afirma que a parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e demais entidades integrantes do projeto Novos Caminhos é algo que deve ser reproduzido em todo o país. “A iniciativa tem uma importância ímpar para a construção da autonomia dos adolescentes que se encontram ou passaram por medida de acolhimento. Especificamente no caso desta revitalização do parque e da área externa da instituição, o programa prima pela dignidade dos adolescentes, pois, além das ações voltadas à escolarização e à profissionalização, reconhece que o lazer é um direito de todos, conforme o art. 6º da Constituição Federal, especialmente destes adolescentes que, em determinado momento de suas vidas, não tiveram seus direitos fundamentais completamente respeitados”, enfatiza o magistrado.

Para o gerente executivo Sesi Senai IEL da Regional Centro-Norte, Daniel José Tenconi, o objetivo foi alcançado. “Temos compromisso com a promoção de oportunidades de acesso à educação básica e profissional, empregabilidade e ações de vida saudável, juntamente com demais parceiros do programa”, finaliza.

Programa

O programa Novos Caminhos é uma parceria entre Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC).

O objetivo é desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

 

Imagens: Divulgação/Comarca de Três Barras
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080