Voltar Novos Caminhos forma maior turma de SC e realiza homenagens no Oeste e Extremo Oeste

Adolescentes que vivem em casas de acolhimento, à espera de adoção ou com processo em andamento no Oeste e Extremo Oeste, têm perspectiva de um futuro melhor. São 71 jovens, com idades entre 14 e 19 anos, que foram capacitados para o mercado de trabalho.

Na quarta-feira (20), em Chapecó, aconteceu a entrega dos certificados de conclusão das aulas oferecidas pelo Programa Novos Caminhos. Na quinta-feira (21), o evento marcou o término dos cursos na regional de São Miguel do Oeste. 

Participaram desta edição 41 adolescentes da regional de Chapecó (Chapecó, Quilombo, Nova Itaberaba, São Carlos, Xanxerê, Xaxim e Ponte Serrada) e 30 da regional de São Miguel do Oeste (São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Mondaí, Itapiranga, Barra Bonita, Paraíso, Maravilha e Romelândia).

A formação profissional é oferecida pelas entidades da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) - Sesi e Senai - e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) - Senac, além de manter parceria com a Júnior Achievement. As aulas iniciaram em abril e os adolescentes participaram de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares que os qualificaram para o mercado de trabalho.

Eduardo Ivair França, 15 anos, está há seis meses com uma família acolhedora em Chapecó. Através do Programa Novos Caminhos, estreou a carteira de trabalho como menor aprendiz. Nas aulas reforçou a paixão por informática e administração. Agora consegue pensar no futuro. "Quero ser efetivado na empresa, no almoxarifado, onde estou hoje", revela o jovem.

A coordenadora estadual da Infância e Juventude e representante do Tribunal de Justiça de Santa Catarina no evento, desembargadora Rosane Portella Wolff, agradeceu e parabenizou as instituições acolhedoras, que são as "famílias" dos adolescentes, e as empresas que apostam no talento desses jovens.

"Se conseguirmos encaminhar um adolescente, o Programa Novos Caminhos já valeu a pena. Mas é claro que queremos mais. Os profissionais envolvidos trabalham com o coração, e só o coração deles é capaz de mensurar o significado de participar deste projeto", ressaltou a desembargadora.

O vice-presidente da regional oeste da Fiesc, Waldemar Schmitz, destacou que a educação nos oportuniza fazer escolhas e nos leva ao mercado de trabalho. Schmitz reconheceu o apoio das empresas que contrataram os jovens e o esforço dos colaboradores do Senai, Sesi, Senac e Sebrae que conduziram o aprendizado dos alunos. "Desejamos que todos possam ter sucesso e que conquistem seu espaço na sociedade, com dignidade", enfatizou.

Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos iniciou em 2013. É uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Ceij/TJSC), com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fiesc, Fecomércio e Fundação ESAG.

As empresas homenageadas por apoiar o projeto contratando estes jovens foram Bater Life Indústria e Comércio (Pinhalzinho), Bugio Agropecuária Ltda. (Chapecó), Tucano Obras e Serviços (Chapecó), Cooperalfa Chapecó, Planaterra Terraplanagem e Pavimentação Ltda. (Chapecó), Caixa Econômica Federal (Palmitos), Munique Câmara Frigorífica (Chapecó) e Rafitec Indústria e Comércio de Sacarias Ltda. (Xaxim).

Na regional de São Miguel do Oeste, receberam as homenagens representantes da Imobal Indústria de Móveis Baldissera (São Miguel do Oeste), Lojas Becker (São Miguel do Oeste), Lojas Quero-Quero (São José do Cedro e Maravilha) e Henn Indústria Moveleira Ltda. (Mondaí).

Imagens: Divulgação/MB Comunicação
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.