Voltar Novos Caminhos habilita 96 adolescentes acolhidos para o mercado de trabalho no Oeste 

“Tenho 17 anos de idade, faço parte do serviço de acolhimento de Xaxim desde os 10. Meu maior sonho é ser jogador de futebol. Trabalho muito para isso. Tenho muito carinho pelos times da região, especialmente a Chapecoense. Graças ao programa Novos Caminhos pude ir à Arena Condá pela primeira vez, ver como é [no Dia das Crianças]. Quero falar a todos que o fato de sermos acolhidos não nos impede de realizar nossos sonhos. Muito pelo contrário, devemos usar isso como força para irmos além e conseguirmos superar. Nós que estamos no abrigo temos que correr atrás dos nossos sonhos. Estou fazendo o possível para realizar o meu!”


 

As palavras de um dos adolescentes participantes do programa Novos Caminhos são motivadoras para qualquer um. À espera de adoção ou ainda no aguardo da decisão judicial sobre o retorno à família genitora, ou não, os jovens que vivem em casas lares precisam continuar suas vidas. Há nove anos, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Associação Catarinense dos Magistrados e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), juntamente com diversas organizações públicas e privadas, buscam proporcionar dignidade e autonomia aos acolhidos, de forma a prepará-los e encaminhá-los ao mercado de trabalho. Durante esta semana, 96 receberam certificados pela conclusão dos cursos de qualificação oferecidos, no oeste do Estado.

O coordenador estadual da Infância e da Juventude do TJSC em exercício, desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, parabenizou os jovens, as equipes e os interlocutores do TJSC pela dedicação. “Prestes a completar uma década, o programa Novos Caminhos atendeu 789 crianças e 4.017 adolescentes. Durante esse período, foram feitas 11.919 matrículas em educação profissional e 911 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho, seja por meio da aprendizagem, do estágio ou do emprego efetivo. Queremos um futuro melhor para esses adolescentes, oportunizando independência através do trabalho. Tudo graças à parceria com empresas comprometidas que reconhecem o potencial desses jovens”, destacou Andrade. Nas ocasiões, foram homenageados ainda as equipes técnicas, Empresas Cidadãs, Empresas Amigas e Amigos Cidadãos que colaboraram com o programa ao longo do ano.

Alto Uruguai

A primeira regional a realizar o evento foi o Alto Uruguai catarinense, no último dia 29. Em Concórdia, foram homenageados 16 adolescentes. O vice-presidente da Fiesc, Álvaro Luis de Mendonça, destacou “a importância de estarmos reunidos celebrando esta conquista dos adolescentes. Que venham muitas outras! Pois capacitá-los os tornará mais preparados para o mercado de trabalho”.  Participaram adolescentes de Itá, Lindóia do Sul, Ipumirim e Concórdia. A juíza Thays Backes Arruda, da comarca de Concórdia, representou o Poder Judiciário.

Extremo Oeste

Na quarta-feira (30/11), o evento aconteceu em São Miguel do Oeste. Foram entregues certificados para 29 adolescentes. O diretor do Senai São Miguel do Oeste, Ivanor Finato, reforçou o aprendizado em tecnologias e segurança do trabalho que prepara os jovens para o futuro profissional. “É muito importante possibilitar esperança para os acolhidos, diante da falta da família biológica e de estrutura considerada normal. Nosso objetivo é deixá-los qualificados para desenvolver suas habilidades de trabalho e criar condições de formar suas próprias famílias”, considerou Finato.

No evento, o desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade participou virtualmente. Estiveram presentes jovens de Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis.

Chapecó

A sequência de eventos encerrou na capital do Oeste. Chapecó formou 51 adolescentes na tarde de quinta-feira (1º/12). A juíza Marciana Fabris participou em nome do Poder Judiciário. O diretor da Fiesc, Alceu Lorenzon, destacou que “a economia está exigindo novos perfis e esses jovens precisam estar preparados para essa realidade. A educação é a base para abrir essas possibilidades de formação e inserção no mundo do trabalho. Nossos jovens vão tomar as decisões para a sociedade de amanhã, por isso é tão importante apoiá-los agora”.

Formaram-se adolescentes acolhidos em Abelardo Luz, Água de Chapecó, Águas Frias, Bom Jesus, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Caxambu  do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Cunhataí, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Flor do Sertão, Formosa do Sul, Galvão, Guatambu, Ipuaçu, Iraceminha, Irati, Jardinópolis, Jupiá, Lajeado Grande, Maravilha, Marema, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Ouro Verde, Palmitos, Passos Maia, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Quilombo, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Santiago do Sul, São Bernardino, São Carlos, São Domingos, São Lourenço do Oeste, São Miguel da Boa Vista, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil, Tigrinhos, União do Oeste, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

Programa Novos Caminhos 

O programa Novos Caminhos foi criado em 2013 com o objetivo de qualificar crianças e adolescentes acolhidos para o mercado de trabalho. Durante o ano, eles recebem cursos básicos e profissionalizantes, além de participar de projetos voltados a saúde e esporte. O programa também busca a colocação desses jovens em vagas de trabalho nas empresas parceiras.

Ao longo dos nove anos do programa, aderiram à iniciativa a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (SESC). 

Imagens: Divulgação/PNC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.