Voltar Novos Caminhos, mesmo com a pandemia, acelera ritmo de trabalho e comemora doações

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e a Unimed Grande Florianópolis formalizaram neste mês a doação de computadores ao programa Novos Caminhos, iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina, Fiesc e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em parceria com outras instituições e entidades. Os equipamentos serão entregues aos serviços de acolhimento do Estado que integram o programa. No encontro que formalizou a doação, na sede da Fiesc, em Florianópolis, o TRE-SC e a Unimed receberam o reconhecimento de Empresa Amiga do Novos Caminhos.

"Num momento de tamanha dificuldade, verificamos as necessidades das casas de acolhimento e fomos buscar ajuda para realizar a inclusão digital e proporcionar às crianças e adolescentes acolhidos a oportunidade de continuarem sua capacitação profissional", afirmou a coordenadora estadual da Infância e da Juventude do TJSC, desembargadora Rosane Portella Wolff. "Todos temos trabalhado. Santa Catarina não parou. O Poder Judiciário e o Novos Caminhos também não pararam. Muito pelo contrário, crescemos muito, com empenho e dedicação, o que demonstra a força do catarinense", declarou.

O presidente da Fiesc, anfitrião do evento, também demonstrou em seu discurso a importância do programa para a sociedade catarinense. "Essa solenidade tem um significado profundo. Uma das preocupações da Fiesc é a inclusão das pessoas. Com a doação dos equipamentos, conseguiremos promover a inserção digital. Precisamos preparar estes jovens para a realidade do mercado de trabalho. Agradecemos as doações e incentivamos a indústria a colaborar", exortou. Ele lembrou ainda que equipamentos podem ser enviados ao Senai, que tem condições de recuperá-los e colocá-los nas mãos das pessoas que não contam com esse acesso digital.

"É com enorme orgulho que estamos colaborando. O TRE-SC iniciou esse trabalho na gestão do presidente Jaime Ramos, e conseguimos doar os equipamentos ao programa para poder integrar as crianças aos meios digitais", afirmou o presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador Fernando Carioni.  

"O programa se torna ainda mais importante em decorrência da pandemia. A inclusão digital é um grande desafio e é fundamental", disse o juiz Marcelo Pizolati, presidente da AMC. "Deixo registrado o nosso propósito de fortalecer e avançar nessa histórica parceria", completou. Por videoconferência, também participou do evento o  juiz Rafael Mendes Barbosa, da Vara da Infância e Juventude de Rio do Sul.

O TRE-SC doou para a AMC cerca de 900 itens entre computadores, impressoras e outros equipamentos. A Unimed doou, por intermédio da Associação Catarinense de Medicina (ACM), 25 equipamentos. O Senai-SC fez a manutenção das máquinas. 

No contexto da pandemia, foi identificada a fragilidade da inclusão digital das crianças e adolescentes atendidos. Essa percepção levou ao convite para que empresas e instituições abraçassem a causa doando computadores ou notebooks. Santa Catarina possui 208 serviços de acolhimento, que atendem cerca de 1,3 mil crianças e adolescentes. O Novos Caminhos promove a educação e a empregabilidade deles. Em 2020, foram atendidos 407 adolescentes em acolhimento (de 14 a 18 anos), 27 crianças em acolhimento (seis a 13 anos), 122 egressos (14 a 18 anos ou mais) e 56 adolescentes com deficiência. 

Também participam do programa a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), ACM e Fundação ESAG (com informações da Assessoria de Comunicação da Fiesc).

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Filipe Scotti-ASCOM/FIESC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.