Voltar Novos Caminhos oferece chances que podem mudar a vida de adolescentes no meio-oeste

Adolescentes que vivem em serviços de acolhimento em Herval D’Oeste, Joaçaba, Catanduvas e Campos Novos, no meio-oeste do Estado, são incentivados pelo programa Novos Caminhos a estarem melhor preparados para o momento que deixarem as casas. Neste mês, nove participantes começaram um curso de informática. Além disso, um deles recebeu a chance de estudar gratuitamente no curso de Manutenção Mecânica Industrial.

Também partiu do Senai/Sesi a iniciativa de inserir um adolescente de Capinzal no curso da área de mecânica. No final, esse garoto estará apto a atuar de forma prática e técnica em processos de soldagem TIG e terá uma base sólida de manutenção mecânica. No Brasil, um soldador com esta experiência pode receber, em média, um salário de R$ 2,5mil.


 

Parceiro do programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) ensina aos adolescentes noções de sistema operacional, internet, editores de texto, planilha e apresentações, lógica de programação, programação em blocos entre outros conceitos.

No final do mês de maio, a assessora de gestão de pessoas do Senai/Sesi, Andreia Orando, participou de um encontro com eles para falar sobre as competências socioemocionais. Esta também foi uma oportunidade para conhecer a maneira correta de fazer um currículo e receber dicas sobre como se portar em uma entrevista de emprego. O programa Novos Caminhos, com o auxílio dos parceiros, tem previsão de ofertar mais cursos para os adolescentes nos próximos meses.


 

O Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.