Voltar Novos Caminhos oportunizará desenvolvimento de competências e habilidades no Meio-Oeste

O programa Novos Caminhos oferecerá aos adolescentes que vivem em instituições de acolhimento na região do meio-oeste catarinense diversas e novas atividades nos próximos meses. Além de oportunizar aos participantes conhecimento, transformação e desenvolvimento de competências e habilidades, o programa já oferece essa mesma chance a uma garotinha de oito anos.

Desde o dia 3 de março, a menina, acolhida em uma unidade de Tangará, participa da oficina Maker Kids de Robótica, no Serviço Social da Indústria (Sesi) de Joaçaba. A vaga na turma foi viabilizada por meio de uma bolsa de estudos para o Novos Caminhos. A garotinha poderá aprender de forma lúdica e interativa, e com criatividade obter novos conhecimentos.

No dia 18 de abril inicia o curso de "Robótica Teens", que contará com a participação de adolescentes dos serviços de acolhimento de Campos Novos, Capinzal e Catanduvas. Depois desta primeira etapa, com 20 horas-aula, eles participarão do curso "Aprender para quê?" e "Conectado com o amanhã", em parceria com a Junior Achievement. Para encerrar esse módulo, os adolescentes farão o curso de informática básica em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Nos dias 4 e 5 de abril, em Concórdia e Joaçaba, respectivamente, o Novos Caminhos fará um evento chamado “Eu Abraço essa Causa, Eu Voluntário” para reconhecer parceiros, empresas, prefeituras e voluntários que apoiaram ações desenvolvidas em 2021. Na ocasião, os serviços de acolhimento receberão a doação de lençóis e fronhas.

Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.