Voltar Novos Caminhos possibilita capacitação de adolescentes na Região da Foz do Rio Itajaí

Um grupo integrado por 25 adolescentes participou da formatura do Programa Novos Caminhos da Região da Foz do Rio Itajaí, que abrange as cidades de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Balneário Piçarras e Penha, na última sexta-feira (6/12). Os jovens egressos ou em situação de acolhimento institucional, frequentaram gratuitamente cursos oferecidos pelos Sistemas Fiesc, Fecomércio (Senai, Sesi e Senac) em 2019. Durante o ano, eles participaram de aulas de Informática Básica, do Senac; e de Crescendo e Empreendendo, do Sebrae, além de workshops e capacitações ofertados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Balneário Camboriú, Instituto Crescer, Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) e Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Balneário Camboriú.

Participaram da solenidade de formatura no Fórum de Itajaí o juiz Augusto Cesar Allet Aguiar, diretor do foro da comarca de Itajaí; o juiz Fernando Machado Carboni, da Vara da Infância e da Juventude e Anexos da comarca de Itajaí, na condição de representante da desembargadora Rosane Portela Wolf; o desembargador aposentado Alcides dos Santos Aguiar, segundo vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC); o vice-presidente da Fiesc Mauricio Cesar Pereira; a representante da Fecomércio Luana Caldeira e a representante da OAB subseção de Balneário Camboriú Jaína Atanásio dos Santos.

Em seus discursos, os magistrados motivaram os adolescentes a se engajarem ao Programa Novos Caminhos e buscaram sensibilizar os empresários a disponibilizarem novas vagas aos adolescentes. Das mãos do juiz Fernando Machado Carboni, da Vara da Infância e Juventude de Itajaí, os homenageados receberam os certificados e, logo após a entrega, um dos jovens, acolhido no Lar do Adolescente de Balneário Camboriú, discursou e mencionou a relevância do Programa que possibilitou a inserção formal no mercado de trabalho, junto a To Go Congelados de Balneário Camboriú ¿ uma das empresas que recebeu o certificado de Empresa Cidadã no mesmo dia. 

Na sequência, a assistente social e coordenadora do Programa Novos Caminhos na região, Francilene Laureano Moreira Krzisch, homenageou os adolescentes com a reflexão do girassol, flor que mesmo em meio às adversidades busca a luz. Para ela, o Novos Caminhos possibilita a capacitação e inserção no mercado de trabalho e assim oferece condições para que todos possam construir uma nova trajetória com emancipação e autonomia, capaz de literalmente apontar um novo caminho para quando, inevitavelmente, com a maioridade, precisarem se retirar dos serviços de acolhimento.

A coordenadora mencionou ainda a importância do envolvimento do sistema Fiesc e Fecomércio e destacou o avanço do Programa Novos Caminhos em 2019 com a parceria efetiva da OAB de Balneário Camboriú e o envolvimento de demais parceiros, além dos oficiais, sendo eles: o Instituto Crescer, com apoio da coordenadora Sandra Mara de Andrade; o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), com apoio de Cleusimar Torres Mates; a CDL de Balneário Camboriú e de Itajaí e do apoio recebido da empresa Actha Consultoria Empresarial, através do proprietário Werther Chiarini Neto que tem prestado assessoria ao Programa buscando parcerias com empresários locais e orientando os adolescentes na preparação de currículos e direcionamento a trabalhos voltados as suas reais aptidões.

Além dos adolescentes, a equipe técnica regional Laudair Reis, representante dos Serviço de Acolhimento; Suelen Cristine Camacho, interlocutora do sistema Fiesc; Luana Caldeira, da Fecomércio e a assistente social Francilene Laureano Moreira Krzisch, também foi homenageada e recebeu o certificado das mãos do vice-presidente da Fiesc. O evento, que contou com a presença dos técnicos do serviço de atendimento, programas e serviços locais e familiares dos adolescentes homenageados, encerrou com um coffe break ofertado pela direção do foro em parceria com a AMC.

Imagens: Divulgação/Comarca de Itajaí
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.