Voltar Novos Caminhos presta homenagens a 39 adolescentes e parceiros na Foz do Rio Itajaí

Adolescentes da região da Foz do Rio Itajaí deram mais um passo em direção ao mercado de trabalho com o auxílio do Programa Novos Caminhos (PNC), ao serem homenageados nesta semana (13/2) pela conclusão de cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares qualificadoras. As empresas, instituições e equipe técnica do programa também foram homenageadas na cerimônia ocorrida na sede do Senai de Itajaí. Além do diploma de reconhecimento pelo apoio, as empresas parceiras receberam o selo "Empresa Cidadã". O evento estava previsto para ocorrer em dezembro do ano passado, mas teve de ser adiado em razão das fortes chuvas na região.

Em seu discurso durante o evento, o juiz Fernando Machado Carboni, da Vara da Infância e Juventude de Itajaí, destacou que “essa é uma parceria muito importante, pois une a iniciativa pública e privada em busca da autonomia desses jovens, para que eles busquem por uma educação e, por meio do trabalho, obtenham uma vida adulta de forma digna, como eles merecem ter”.

Entrega do diploma de reconhecimento e do selo Empresa Cidadã.
 

Para o vice-presidente regional da Fiesc na Foz do Rio Itajaí, Maurício César Pereira, com o programa, a federação cumpre um papel social em ajudar esses jovens e também prepara novos profissionais para o mercado de trabalho. “O Novos Caminhos é uma janela de oportunidade que a Fiesc e as demais entidades oferecem para essas crianças, jovens e adolescentes que vêm de um ambiente hostil, que não têm oportunidades de educação. Assim eles estudam, aprendem uma profissão e entram no mercado, pois são oportunizadas vagas de trabalho”, declara.   

Programa ampliado e aperfeiçoado na região

Na Foz do Rio Itajaí, o Novos Caminhos atende atualmente 39 adolescentes das comarcas de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha. O programa tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.


 

A interlocutora do Novos Caminhos na região, Francilene Laureano Moreira Krzisch, servidora do Poder Judiciário de Santa Catarina, destaca que em 2022 o programa foi ampliado. “Anteriormente apenas os egressos do serviço de acolhimento até um ano participavam das atividades do programa, mas em conversa com pais do grupo de adoção percebemos essa necessidade e isso foi revisto pela equipe. Hoje as crianças que saíram do acolhimento ao serem adotadas e agora são adolescentes também participam do Novos Caminhos; neste ano elas representam 12% dos adolescentes homenageados”, compartilha.

Em 2022, todos os adolescentes acolhidos e a equipe técnica dos seis municípios da Foz do Rio Itajaí foram capacitados pelo Instituto Youve, uma parceria com a idealizadora Aline Gonçalves Leite Pelliccioli, que promove uma mentoria para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. “O trabalho-piloto foi tão exitoso na região que em breve será aplicado em todo o Estado. Um avanço que teve início aqui, fruto do envolvimento e do trabalho da equipe, e que agora beneficiará todos os participantes do programa Novos Caminhos”, destaca Francilene.

Sobre o programa

O PNC é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também o integram a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

E, em 2022, mais três instituições passaram a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE/SC; e o Serviço Social do Comércio - SESC/Fecomércio (com informações da Fiesc).

Imagens: Divulgação/Mídia Press Comunicação-Fiesc-Comarca de Itajaí
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.