Voltar Novos Caminhos presta homenagens a 42 adolescentes e a parceiros no Vale do Itajaí

“Construímos muitas amizades e desejamos que esta experiência, que foi tão rica para nós, possa ser também para os outros adolescentes que virão. Temos certeza que saímos daqui aptos e qualificados para o mercado de trabalho, e assim poderemos construir uma vida com qualidade e contribuir para um país com melhor desenvolvimento social e econômico. Esse é o futuro que nos espera!”, discursou uma das adolescentes nesta semana (16/11), durante a solenidade de homenagem do programa Novos Caminhos no Vale do Itajaí.

Emocionados e com brilho nos olhos, 42 adolescentes participaram da cerimônia de entrega do certificado de conclusão de cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares qualificadoras para o mercado de trabalho. Além deles, empresas, instituições e a equipe técnica do Novos Caminhos foram homenageadas no Senai Blumenau. Além de preparar o adolescente para o mercado de trabalho, o programa também objetiva despertar o interesse dos jovens pelo conhecimento e para a compreensão de que esse conhecimento é o meio para mudar a realidade e diminuir desigualdades sociais. Além disso, possibilita aos participantes a perspectiva de uma vaga no mercado de trabalho.


 

Representante dos magistrados das comarcas de Gaspar, Ascurra, Pomerode, Timbó e Indaial, a juíza Simone Faria Locks, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Blumenau, destacou a importância do trabalho de todos os envolvidos e ressaltou a imensa satisfação e alegria em participar do evento: “Externo a minha admiração pelo esforço diário de cada um de vocês. Tenho a certeza de que isso representa o início de uma caminhada de conquistas e se ao longo do caminho surgirem desafios, e eles virão, saibam que os representantes do programa estarão de braços abertos para uma nova oportunidade, para um conselho, uma simples conversa que seja.”

A solenidade de encerramento em Blumenau contou ainda com a presença do diretor da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Ronaldo Baungarten Junior, representando o vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn; da gerente executiva do Sesi/Senai/IEL para o Vale do Itajaí, Silvia de Pieri Oliveira; da presidente da OAB Timbó, Raquel Zanola, representando a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Santa Catarina (OAB-SC); e do diretor da Faculdade Senac de Blumenau, Fabio Peçanha Ricci, representando a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio). A magistrada também representou o coordenador estadual da Infância e da Juventude em exercício, desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, e o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Marcelo Pizolati.

Sobre o programa Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), juntamente com a AMC e a Fiesc. Atualmente, também integram o programa a OAB-SC, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Fecomércio, a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag). Neste ano, três novas instituições passaram a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.