Voltar Novos Caminhos qualifica jovens das comarcas de Concórdia e Ipumirim para o mercado

A comarca de Concórdia, em solenidade realizada no Salão do Tribunal do Júri, promoveu nesta semana a entrega do certificado de conclusão de curso para 12 adolescentes daquela região que frequentaram as aulas do Programa Novos Caminhos durante 2019. Ligados a unidades de acolhimento ou mesmo egressos dessas instituições, todos têm entre 14 e 19 anos e possuem processos em trâmite de adoção ou retorno à família de origem. Além de Concórdia, o curso também atendeu dois jovens de Lindóia do Sul, município pertencente à comarca de Ipumirim.

As aulas iniciaram em abril e os jovens participaram de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares que os qualificaram para o mercado de trabalho. A formação profissional é oferecida pelas entidades da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) - Sesi e Senai - e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) - Senac, além de manter parceria com a Júnior Achievement.

De acordo com a assistente social Ana Paula Paza Rossi, da comarca de Concórdia, o feedback positivo que recebeu ao longo do ano motiva a continuar o trabalho de valorizar e acreditar nesses adolescentes. "Os instrutores dos cursos contavam que eles aproveitaram muito as aulas, se dedicando efetivamente às atividades. Alguns professores perceberam engajamento maior com as qualificações profissionais do que com o próprio ensino regular", avalia.

Na solenidade, também foram homenageadas as empresas que mantêm parceria com o Programa Novos Caminhos mediante contratação dos participantes como menor aprendiz, estagiários ou colaboradores. Receberam certificados os representantes da BRF (Concórdia), JBS (Ipumirim), SETA Engenharia (Concórdia) e Sesi Concórdia. Outras empresas que tenham interesse em colaborar com o programa devem procurar o setor de Serviço Social do fórum de sua comarca.

Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos iniciou em 2013. É uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Ceij/TJSC) com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fiesc, Fecomércio e Fundação Esag.

Imagens: Divulgação/Comarca de Concórdia
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.