Voltar Novos Caminhos se reúne em Criciúma e destaca projeção do programa para todo o Brasil

A primeira reunião técnica do ano com a equipe local do Programa Novos Caminhos (PNC) em Criciúma foi iniciada com a apresentação das mais recentes conquistas do programa: a possibilidade de transporte para deslocamento aos cursos oferecidos e a oferta de atendimento psicopedagógico. O encontro aconteceu na tarde da última segunda-feira (20/3) no Fórum da comarca de Criciúma, e contou com a presença de representantes das entidades que integram o PNC e das casas de acolhimento Abrigo Florescer, Nossa Casa e Lar Azul.

O juiz Pablo Vinicius Araldi, titular da Vara da Infância, Juventude e Anexos da comarca, abriu os trabalhos e destacou a importância do programa para o Judiciário catarinense, assim como anunciou o início dos trâmites para ampliá-lo e alcançar nível nacional, com projeto-piloto no estado do Amazonas. Além disso, enfatizou a necessidade das instituições de acolhimento utilizarem as vagas dos cursos e atividades destinadas para o programa nas entidades parceiras. Segundo ele, as instituições oferecem muitas oportunidades de desenvolvimento profissional e também pessoal aos jovens acolhidos em prol da autonomia, e isso fará a diferença em seu futuro quando forem desacolhidos.

A interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC na regional Litoral Sul, Cintia Nowasco da Silva, destacou que agora o programa oferece a possibilidade de custeio de transporte para deslocamento dos jovens aos cursos disponibilizados e também atendimento psicopedagógico. Ambas as novidades foram articuladas e incluídas no programa após serem apontadas como necessidades pelos representantes do PNC.

Sobre o Programa

Iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina, o Novos Caminhos é um projeto social que atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 208 casas de acolhimento do Estado. Esta ação do TJSC, liderada pela CEIJ, tem a parceria da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Atualmente, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio - SESC/Fecomércio.

Imagens: Divulgação/Comarca de Criciúma
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.