Voltar Novos Caminhos volta seus olhos para quem cuida de jovens em programas de acolhimento

No Meio-Oeste, o programa Novos Caminhos voltou os olhares para quem cuida dos adolescentes e crianças que vivem em serviços de acolhimento na região. Uma nutricionista e uma psicóloga falaram sobre a prática do autocuidado e a importância de cultivar hábitos saudáveis e emoções positivas aos colaboradores de unidades de Capinzal e Joaçaba.

A nutricionista Paula Cristina Dalla Lana, do Sesi, apresentou a pirâmide alimentar, abordou a questão da necessidade em elaborar um cardápio saudável e o quanto a alimentação interfere no comportamento das pessoas. A oficina integra as atividades do projeto “Ações de Vida Saudável”.

De forma voluntária, a psicóloga Ivete Chaves dos Santos Scapini ministrou a oficina de “Saúde Mental” para sensibilizar 16 colaboradores e um adolescente sobre esse cuidado. A profissional tratou dos elementos do preconceito, sinais e sintomas, e o quanto é fundamental manter hábitos e pensamentos que conduzam para o bem-estar e a satisfação. Houve dinâmica para saber como estão os colaboradores e o que sentem.

“O encontro foi regado de reflexão e partilha. Momento de cuidar de quem cuida daqueles que necessitam desse olhar de atenção e acolhimento”, destaca Elaine Cristina Blodorn Martins., assessora de Responsabilidade Social da Fiesc na região.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/Programa Novos Caminhos
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.