Voltar Novos Laços, em sua 2ª turma, oferece acolhimento, integração e ambientação para mais 13 servidores 

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), por meio da 2ª turma do programa Novos Laços, recebeu 13 novos servidores que tomaram posse no dia 22 de novembro, em cerimônia virtual conduzida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Os recém-chegados elogiaram a iniciativa, que tem o objetivo de acolher os novos talentos com a finalidade de auxiliá-los na adaptação ao novo ambiente de trabalho e nas atividades que serão desempenhadas.

O diretor da DGP, Rafael Giorgio Ferri, explica a importância deste primeiro contato com os colaboradores recém-chegados. “Acolher os novos servidores e auxiliá-los no início de suas trajetórias no Judiciário catarinense tem sido nosso maior presente. Afinal, o programa Novos Laços vai muito além de um espaço de integração e acolhimento: é um ambiente de aprendizado mútuo, de repasse de informações qualificadas e de muita troca de experiências, onde todos e todas têm voz”, observa.

Logo na primeira semana, de 22 a 26 de novembro, os servidores e as servidoras realizaram suas atividades com dedicação exclusiva ao programa. Foram encontros a distância com representantes de diferentes unidades e acompanhamento diário da equipe da DGP. Além disso, todos tiveram acesso a informações relevantes e atualizadas sobre a instituição, direitos e deveres, políticas institucionais, noções básicas de ferramentas de comunicação, sistemas informatizados e questões relacionadas à saúde e qualidade de vida no trabalho, como explicou o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Marcelo Dias e Silva.

O aperfeiçoamento no acolhimento dos novos servidores e servidoras recebeu inúmeros elogios. "Minha entrada no PJSC não poderia ter sido melhor com o programa Novos Laços, o qual proporcionou uma imersão na estrutura da instituição, conhecimentos acerca de nossos direitos e deveres, além de trazer o sentimento de acolhimento e valorização", anota Rafaela Schneider da Silva, oficiala da infância e juventude da comarca de Palhoça.

Os novos colaboradores passaram pelas três fases do programa: Acolhimento, Ambientação e Sistemas Administrativos e Judiciais. Todos também conheceram o portal do programa, com informações importantes e detalhadas, além de assistirem ao vídeo de boas-vindas do presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler. 

A integração com outros setores também marcou a primeira semana. "O programa possibilitou um amplo conhecimento sobre o funcionamento e organização do Judiciário catarinense, bem como sobre os direitos e os deveres do servidor, fundamental para quem está ingressando na carreira. Além disso, ter a oportunidade de conhecer colegas de vários departamentos transmitiu uma sensação de acolhimento e aproximação, demonstrando a preocupação do Tribunal com o bem-estar e a integração dos novos servidores”, destacou Michelle Cristina Kunzler, analista jurídica da comarca de Capinzal.

A integração ainda surpreendeu colaboradores que já estavam no PJSC mas foram nomeados para novos cargos recentemente. “A princípio não visualizava a necessidade de participar do programa, pelo fato de já ocupar cargo efetivo diverso no Tribunal. Entretanto, hoje reconheço que estava enganado, pois tive contato com programas ofertados aos servidores que ainda eram desconhecidos para mim e tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos em assuntos que já possuía algum domínio”, reconheceu Felipe Borges dos Santos, oficial de justiça e avaliador da comarca de Içara.

Andrelise Hertes, oficiala de justiça e avaliadora da comarca de Mondaí, ainda relata: “Eu ingressei no PJSC há mais de 9 anos e sempre tive muito orgulho em fazer parte dessa instituição. Agora, com minha posse em outro cargo e a participação no programa Novos Laços, me surpreendi ainda mais com a preocupação da instituição em acolher todos os novos servidores. Essa visão inicial apresentada demonstra que o PJSC se preocupa efetivamente com o bem-estar dos servidores, e esse acolhimento, além de situar o novo servidor à nova função, o motiva para o bom desempenho das atividades. Achei incrível esse tempo dedicado à capacitação inicial, o que não aconteceu quando ingressei no PJSC, porque iniciaremos com uma noção, ainda que breve, sobre a instituição e sobre os sistemas utilizados. Isso é extremamente válido e só tenho a agradecer a todos os envolvidos!”

Por fim, o diretor da DGP revela “que a pretensão com o Novos Laços é de cuidar dos novos servidores desde os primeiros passos no Judiciário, a fim de garantir, ao longo da carreira, o aumento do bem-estar e da qualidade de vida de cada um e, consequentemente, trazer conforto e prazer à vida profissional”. 

Mais depoimentos

“Embora já fosse do quadro do TJSC, fiquei admirado com a capacidade da equipe de fazer uma abordagem que conciliasse não só uma boa recepção a quem estava tendo esse primeiro contato com a instituição, mas também àqueles que já faziam parte da instituição ao apresentar conteúdos e informações que, geralmente, ficam meio que invisíveis durante a rotina do servidor em razão da dedicação necessária ao ofício, cuja exigência acaba por nos alijar do que é colocado à nossa disposição pela instituição. Além disso, é gratificante ouvir as histórias compartilhadas pelos colegas, acredito que todos identificaram-se com as batalhas pessoais de cada um dos colegas, uma experiência que, por si só, é enriquecedora. Enfim, parabéns à equipe pelo programa e agradeço a oportunidade de participar de tudo isso”, disse Guilherme Afonso Achilles Fischer, técnico judiciário auxiliar da comarca de Joinville – Fazendário.

“Considerando todas as minhas experiências profissionais anteriores, sempre tive a visão que ficaria bastante intimidada quando iniciasse o trabalho em uma instituição grande como o Tribunal de Justiça. Entretanto, o Programa Novos Laços é extremamente acolhedor e serviu muito para quebrar essa barreira inicial de contato com diversas pessoas que compõem o tribunal. Só tenho a agradecer e elogiar”, contou Daniela Tinti Vasselai, oficiala de justiça e avaliadora da comarca de Camboriú.

“O Programa Novos Laços contribuiu de forma singular em minha capacitação profissional. A equipe organizadora cumpriu seu papel de forma eficaz e acolhedora, dando boas-vindas aos novos servidores, explanando sobre a estrutura e organização do PJSC, traçando as linhas gerais sobre o que se espera de nossa atuação em prol do cidadão e, ainda, tirando todas as dúvidas que nos acompanham no início do exercício da função pública. A todos os envolvidos, meu muito obrigada”, elogiou Natália Reibnitz Ramos, oficiala de justiça e avaliadora da comarca de Camboriú.

“O Programa Novos Laços foi uma grata surpresa ao ingressar no TJSC. Responsável por uma recepção e acolhida humana, compreende os anseios dos novos servidores e aproveita o momento para mostrar não só os benefícios, mas as responsabilidades de cada um! Podemos trocar ideias, tirar dúvidas e minimizar quaisquer receios que possam existir nesse momento onde tudo é novo! Agradeço a todos que se dispuseram a falar conosco, nos receber, ouvir e, principalmente, mostrar um judiciário receptivo e de braços abertos! O programa Novos Laços é uma iniciativa maravilhosa e que tem tudo para virar modelo e referência aos demais tribunais do país”, disse Thalita Karem Loss Dias Braga, oficiala da infância e juventude da comarca de São Joaquim.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos colegas que disponibilizaram o seu tempo para planejar e executar o Programa Novos Laços, e isso pelo simples fato de demonstrarem que se importam com os novos servidores. Trata-se de um gesto simples, mas repleto de atenção e carinho para com aqueles que ingressam no serviço público. Eu realmente me senti acolhida no programa, que se passou de uma forma simples, leve e descontraída em todas as reuniões. Os conteúdos ministrados foram bem diversos e abarcam todas as áreas de atuação, o que eu achei bem importante para a integração entre as carreiras, já assim não ficamos somente falando dos processos judiciais ou administrativos. Eu particularmente gostei da imersão no site do TJSC, em especial na parte de direitos e deveres, para instruir onde podemos encontrar as informações que eventualmente precisarmos e termos um ‘norte’ sobre como buscar capacitação. A facilitação da criação das credenciais por meio dos padrinhos e madrinhas também foi um ponto muito positivo em razão da celeridade”, agradeceu Janine Laís Moratelli, técnica judiciária auxiliar da comarca de Taió.

“Um programa cativante que abraça e direciona os primeiros passos do novo servidor. Com uma linguagem transparente e direta, absorvemos as informações para dar os nossos primeiros passos com muito mais segurança e firmeza, após essa semana encantadora. Nunca imaginei tanta organização e eficiência no serviço público, passei pelo setor privado por empresas multinacionais de renome e afirmo com toda certeza, o TJSC é uma instituição de excelência profissional e zelo humano. A iniciativa do apadrinhamento na semana anterior, nos deu um direcionamento muito maior e trouxe um acolhimento ímpar, pois estamos lidando com pessoas, iremos lidar com pessoas (contribuintes) e é de pessoas que o TJSC é feito”, comentou Luís Felipe Bispo Salvador, oficial da infância e juventude da comarca de Curitibanos.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.