Voltar Novos pleitos surgem em correspondência enviada pelo sindicato ao Tribunal de Justiça

Retorno ao trabalho e lealdade para negociar

A presidência do Tribunal de Justiça recebeu na noite da última quinta-feira (7/5) correspondência do Sindicato dos Servidores do Judiciário de Santa Catarina (Sinjusc) contemplando, além de reivindicações formuladas nas diversas rodadas de negociação já realizadas, outras exigências que não tinham sido cogitadas para interlocutores do TJ, nem mesmo para instituições do sistema de Justiça.

O desembargador Torres Marques, 1º vice-presidente, recebeu de representante credenciado pelo sindicato pleitos que, apesar de não reabertas as negociações, foram ponderados pela administração e considerados suscetíveis de avaliação, desde que submetidos aos órgãos competentes do Tribunal. Contudo, o novo documento que pleiteia a reabertura total das negociações, além de acrescentar outros pleitos, aponta uma instância superior ao próprio sindicato, denominada "Comando de Greve", o que conduz o corpo diretivo do TJ à perplexidade pois permite interpretar que, mesmo em caso de consenso com o Sinjusc, ainda assim não haverá qualquer garantia de acolhimento de acordo.

O Sinjusc, por sua vez, ao pleitear a suspensão da determinação de desconto dos dias parados, não sinaliza para nenhuma compensação e recuperação da produtividade ou minoração dos prejuízos inegáveis causados à sociedade catarinense jurisdicionada. A presidência reitera o propósito de retomar as negociações com isenção de ânimos e lealdade, a partir do retorno efetivo dos servidores ao trabalho. Abaixo, em inteiro teor, o documento intitulado "Posição da Diretoria do Sinjusc":

"O Sinjusc, através do presente, solicita a reabertura total das negociações, bem como reitera e aceita os seguintes itens: a) pagamento de reposição (data-base) no percentual de 8,1%; b) reajuste de 16% sobre o auxílio-alimentação a partir de maio/2015; c) reajuste de 1,9%, a partir de maio, a título de antecipação dos valores referentes ao NPCS; d) o percentual de 14,1%, integrará o NPCS, tão logo aprovado; e) prosseguimento dos estudos do NPCS, com comissão paritária e entrega ao Sinjusc em 15 dias, contados da volta ao trabalho; f) inclusão do NPCS no PPA; g) arquivamento do PL 05.1.2015, que se encontra na Alesc, e seu custo remanejado para a implementação do NPCS; h) suspensão das determinações de descontos dos dias parados e a volta dos servidores com cargos e/ou funções ao status quo.

A diretoria do Sinjusc, diante da proposta acima e se aceita por essa administração, informa que possui uma instância - Comando de Greve - que colabora no movimento e que será consultada. Além do que a referida proposta deverá sofrer o processo de discussão, análise e votação em Assembleia Geral que será marcada por esta diretoria o mais breve possível." 

Imagens: NCI/Reprodução
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.